Logo Passei Direto
Buscar
A respeito do término da relação de emprego, analise as assertivas a seguir:

Na rescisão por justa causa praticada pelo empregado, as verbas rescisórias são o saldo de salário e as férias vencidas, sem o adicional de um terço.
Na rescisão do contrato por acordo entre as partes, é devida multa de 20% sobre o FGTS e a movimentação da conta vinculada é limitada a 80% do saldo.
No pedido de demissão, o adicional de um terço de férias será devido apenas sobre as férias vencidas, não incidindo sobre as férias proporcionais.
A. I e II.
B. I.
C. II.
D. III.
E. I e III.
User badge image
Perguntas sobre Empreendedorismo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada assertiva: 1. Na rescisão por justa causa praticada pelo empregado, as verbas rescisórias são o saldo de salário e as férias vencidas, sem o adicional de um terço. - Verdadeiro. Na rescisão por justa causa, o empregado não tem direito ao adicional de um terço sobre as férias. 2. Na rescisão do contrato por acordo entre as partes, é devida multa de 20% sobre o FGTS e a movimentação da conta vinculada é limitada a 80% do saldo. - Verdadeiro. Na rescisão por acordo, realmente é devida a multa de 20% sobre o FGTS e o empregado pode movimentar 80% do saldo. 3. No pedido de demissão, o adicional de um terço de férias será devido apenas sobre as férias vencidas, não incidindo sobre as férias proporcionais. - Falso. O adicional de um terço de férias deve incidir tanto sobre as férias vencidas quanto sobre as férias proporcionais. Agora, vamos verificar as alternativas: A. I e II. - Correto, pois ambas as assertivas I e II são verdadeiras. B. I. - Correto, mas não é a alternativa mais completa. C. II. - Correto, mas não é a alternativa mais completa. D. III. - Falso, pois a assertiva III é falsa. E. I e III. - Falso, pois a assertiva III é falsa. Portanto, a alternativa que contém todas as assertivas verdadeiras é: A. I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) I. Na rescisão por justa causa praticada pelo empregado, as verbas rescisórias são o saldo de salário e as férias vencidas, sem o adicional de um terço, está correta. Na rescisão do contrato por acordo entre as partes, não é devida multa de 20% sobre o FGTS e a movimentação da conta vinculada não é limitada a 80% do saldo, portanto a afirmativa II está incorreta. No pedido de demissão, o adicional de um terço de férias será devido sobre as férias vencidas e proporcionais, portanto a afirmativa III está incorreta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na extinção do contrato de trabalho, incidem alguns princípios que visam a proteger a relação de emprego. O princípio que, em geral, presume a validade do contrato de trabalho por tempo indeterminado refere-se ao princípio da:

O princípio da continuidade da relação de emprego está previsto no artigo 7º, inciso I, da Constituição Federal e considera as relações de emprego como contínuas, salvo os contratos de trabalho por prazo determinado.
A. continuidade da relação de emprego.
B. norma mais favorável ao trabalhador.
C. condição mais benéfica ao trabalhador.
D. ultratividade.
E. acumulação.

Uma das modalidades de rescisão do contrato de trabalho é a rescisão indireta. Sobre esse tema, é correto afirmar que:

A rescisão indireta é a justa causa do empregador e só poderá ser apurada judicialmente.
De acordo com o artigo 483 da Consolidação das Leis do Trabalho, é hipótese de rescisão indireta a ofensa, praticada pelo empregador, à honra e à boa fama do empregado ou de pessoa de sua família.
Pode ser alegada em casos nos quais o empregado tolerar repetidamente pequenas infrações cometidas pelo empregador.
É alegada se o empregado não cumprir as obrigações do contrato de trabalho.
Pode ser pleiteada se o empregador praticar contra a mãe do empregado ato lesivo da honra e boa fama.
A. é a forma de extinção do contrato de trabalho por decisão do empregador.
B. pode ser apurada judicialmente ou mediante acordo extrajudicial.
C. poderá ser alegada em casos nos quais o empregado tolerar repetidamente pequenas infrações cometidas pelo empregador.
D. é alegada se o empregado não cumprir as obrigações do contrato de trabalho.
E. pode ser pleiteada se o empregador praticar contra a mãe do empregado ato lesivo da honra e boa fama.

Mais conteúdos dessa disciplina