Buscar

Quais as 4 etapas do cio das fêmeas? Comente sobre elas. As etapas do cio das fêmeas são pró-estro, estro, metaestro e diestro. No pró-estro ocorr...

Quais as 4 etapas do cio das fêmeas? Comente sobre elas.

As etapas do cio das fêmeas são pró-estro, estro, metaestro e diestro.
No pró-estro ocorre o início de sinais de estro como edema e hiperemia da vulva, presença de secreção vulvar, inquietação, redução de apetite, monta em outras porcas mas não aceita ser montada.
No estro ocorre o reflexo de tolerância ao macho, onde a fêmea fica imóvel na presença do macho, com orelhas levantadas e aceitação da monta; o reflexo de tolerância ao homem, onde a fêmea permanece imóvel quando o tratador pressiona seu lombo e flancos; a fêmea vai passar a aceitar a monta também de outras fêmeas, e continuará com a vulva edemaciada com secreção, que passa a se tornar mais espessa, e a fêmea passa a vocalizar e urinar com frequência.
No metaestro ocorre a não aceitação da monta, a vulva aos poucos se torna menos edemaciada devido a ovulação e formação do corpo lúteo.
No diestro ocorre a maturação do corpo luteo e pico de produção de progesterona, preparando o útero para o recebimento de embriões. Caso não haja a fecundação ocorrerá luteólise e recomeço do ciclo.

Essa pergunta também está no material:

Vanessa Holanda- Estudo dirigido 1
2 pág.

Suinocultura Universidade Estadual do CearáUniversidade Estadual do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O ciclo estral é o período reprodutivo das fêmeas de mamíferos, incluindo as porcas. As quatro etapas do cio das fêmeas são pró-estro, estro, metaestro e diestro. No pró-estro, ocorre o início de sinais de estro, como edema e hiperemia da vulva, presença de secreção vulvar, inquietação, redução de apetite, monta em outras porcas, mas não aceita ser montada. No estro, ocorre o reflexo de tolerância ao macho, onde a fêmea fica imóvel na presença do macho, com orelhas levantadas e aceitação da monta. A fêmea passa a aceitar a monta também de outras fêmeas, e continuará com a vulva edemaciada com secreção, que passa a se tornar mais espessa, e a fêmea passa a vocalizar e urinar com frequência. No metaestro, ocorre a não aceitação da monta, a vulva aos poucos se torna menos edemaciada devido à ovulação e formação do corpo lúteo. No diestro, ocorre a maturação do corpo lúteo e pico de produção de progesterona, preparando o útero para o recebimento de embriões. Caso não haja a fecundação, ocorrerá luteólise e recomeço do ciclo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais