Buscar

QUESTÃO 4: Seja o circuito da Figura 2, e sejam as especificações do transístor usado neste circuito as mostradas na Figura 3. a. Com base no que e...

QUESTÃO 4: Seja o circuito da Figura 2, e sejam as especificações do transístor usado neste circuito as mostradas na Figura 3. a. Com base no que estudamos nas aulas 8 e 9, responda: o valor do resistor RC é suficiente para evitar a queima do transístor caso seja aplicado um sinal de controle que o coloque em condição de saturação? É necessário justificar, por meio de cálculos, a sua resposta. (0,75 ponto)
a
O valor do resistor RC é suficiente para evitar a queima do transístor caso seja aplicado um sinal de controle que o coloque em condição de saturação?
Sim
Não

Essa pergunta também está no material:

Gabarito A2 Eletrônica I 26-06-2023
3 pág.

Eletrônica I Centro Universitário Augusto MottaCentro Universitário Augusto Motta

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para responder a essa pergunta, é necessário realizar alguns cálculos. Primeiramente, é preciso calcular a corrente de coletor do transistor quando ele está em saturação. Sabendo que a corrente de base é de 10 mA e que o ganho do transistor é de 100, a corrente de coletor será de 1 A. Em seguida, é preciso calcular a tensão sobre o resistor RC quando o transistor está em saturação. Sabendo que a tensão de alimentação é de 12 V e que a queda de tensão sobre o transistor é de 0,2 V, a tensão sobre o resistor será de 11,8 V. Por fim, é possível calcular a potência dissipada pelo resistor RC quando o transistor está em saturação. Sabendo que a corrente de coletor é de 1 A e que a tensão sobre o resistor é de 11,8 V, a potência dissipada será de 11,8 W. Comparando essa potência com a potência máxima que o resistor RC é capaz de dissipar, é possível concluir que o valor do resistor é insuficiente para evitar a queima do transistor caso seja aplicado um sinal de controle que o coloque em condição de saturação. Portanto, a resposta correta é "Não".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais