Buscar

Considere o seguinte excerto de "Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica" (MORAN, 2015):    "Faremos com as tecnologias mais avançadas o mesmo que ...

Considere o seguinte excerto de "Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica" (MORAN, 2015): 

 

"Faremos com as tecnologias mais avançadas o mesmo que fazemos conosco, com os outros, com a vida. Se somos pessoas abertas, iremos utilizá-las para nos comunicarmos mais, para interagirmos melhor.  Se somos pessoas fechadas, desconfiadas, utilizaremos as tecnologias de forma defensiva, superficial. Se somos pessoas autoritárias, utilizaremos as tecnologias para controlar, para aumentar o nosso poder. O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias mas nas nossas mentes." (MORAN, 2015, p. 65) 

MORAN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2015.  

 

Assinale a alternativa que apresenta as implicações da situação relatada acima na sociedade e na educação:  (0.5 Pontos)


faz-se presente a maior interação e comunicação digital entre as pessoas e, também, nas escolas, o que, por sua vez, contribui com a sociedade do conhecimento.


desenvolvem-se comunidades de conhecimento, que, por sua vez, se assemelham em relação a opiniões e/ou argumentação e, portanto, à educação cabe contemplar caminhos para o desenvolvimento do pensamento crítico.


verifica-se a automatização de uma série de ações mecânicas. Os professores, assim, passam a apresentar problemas abstratos aos estudantes.


cria-se maior dependência à virtualidade, levando à escola a demandar execução das atividades a partir de recursos digitais e aplicação de estratégias vinculadas a tecnologias plugadas.


contempla-se a distância entre as pessoas no que tange à comunicação e informação. Logo, a educação concebe estratégias de ensino e aprendizagem tecnológicas a fim de minimizar os efeitos desse distanciamento.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "faz-se presente a maior interação e comunicação digital entre as pessoas e, também, nas escolas, o que, por sua vez, contribui com a sociedade do conhecimento." Isso porque o autor destaca que a forma como utilizamos as tecnologias está diretamente relacionada com nossas características pessoais, e que o poder de interação não está nas tecnologias em si, mas em nossas mentes. Assim, se somos pessoas abertas, iremos utilizá-las para nos comunicarmos mais e interagirmos melhor, o que contribui para a sociedade do conhecimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais