Buscar

“Uma das características do presidencialismo brasileiro, conforme demonstra Mainwaring (1993), é o poder que lhe é atribuído. Ao contrário da democ...

“Uma das características do presidencialismo brasileiro, conforme demonstra Mainwaring (1993), é o poder que lhe é atribuído. Ao contrário da democracia de 1946 a 1964 no Brasil e do presidente dos Estados Unidos, a Constituição de 1988 concedeu maiores poderes ao chefe do Executivo. Isso pode ser entendido como resposta a duas circunstâncias: um sinal de não rompimento com os poderes atribuídos ao presidente no regime militar ou ainda como uma maneira de evitar rupturas institucionais em momentos de instabilidade na relação entre Executivo e Legislativo. Dessa forma, atribuiu-se maiores poderes ao presidente, e sua capacidade de aprovar medidas e de governar seria ampliada, reduzindo conflitos e momentos de paralisia decisória”. Fonte: ROTA DE APRENDIZAGEM, 1.

 Com base no conteúdo da disciplina Análise da Política Brasileira, examine os enunciados abaixo e marque verdadeiro ou falso para as alternativas que apresentam uma análise correta acerca das atribuições presidenciais identificadas por Scott Mainwaring em dois momentos democráticos brasileiros (1946-1964 e 1988 até os dias de hoje).

I - As duas constituições democráticas brasileiras concederam maior liberdade de ação ao presidente por meio da possibilidade de vetar parcialmente as decisões aprovadas no Legislativo.

II - No Brasil, em ambos os períodos, o chefe do Executivo teve a prerrogativa legislativa (que é exclusiva em algumas matérias, como a orçamentária) concedida pela Constituição.

III - O chefe de governo no Brasil submete ao julgamento do Legislativo os nomes indicados para os ministérios. No Brasil, desde 1988, os ministros são aprovados pelo parlamento).

IV - Diferentemente da democracia de 1946-1964, a partir de 1988, o presidente brasileiro passou a contar com a possibilidade de instituir medidas provisórias (matérias que assumem, por um tempo determinado, o caráter de lei, imediatamente após a sua publicação).

 

A V, V, F, V

B F, V, F, V

C F, F, V, F

D V, V, V, F

E V, F, F, F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: V, V, V, F. I - A Constituição de 1946 não concedeu ao presidente o poder de veto parcial, enquanto a Constituição de 1988 concedeu esse poder ao presidente. Portanto, a afirmação é falsa. II - Em ambos os períodos, o chefe do Executivo teve a prerrogativa legislativa concedida pela Constituição. Portanto, a afirmação é verdadeira. III - Desde 1988, os ministros são nomeados pelo presidente e aprovados pelo Senado Federal. Portanto, a afirmação é falsa. IV - A partir de 1988, o presidente brasileiro passou a contar com a possibilidade de instituir medidas provisórias. Portanto, a afirmação é verdadeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais