Buscar

“Segundo Mainwaring, quando se considera que, em circunstâncias normais, ‘...os presidentes precisam de leis para governar, e para aprovar leis ele...

“Segundo Mainwaring, quando se considera que, em circunstâncias normais, ‘...os presidentes precisam de leis para governar, e para aprovar leis eles precisam de apoio no Congresso’. Isso ocorre, conforme o autor, porque sistemas de governo presidencialistas ‘...não foram concebidos para engendrar uma liderança executiva decisiva e sim para promover a dispersão do poder’ (Mainwaring, 1993, p. 62). Essa perspectiva poderia ser comprovada, no caso brasileiro, pela reiterada relevância atribuída ao Poder Legislativo como ator político, tanto no período de 1946-1964 quanto a partir de 1988 (Mainwaring, 1993)”. Fonte: NUNES, WELLINGTON. Análise da política brasileira: instituições, elites, eleitores e níveis de governo. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 1).

Com base nos seus conhecimentos sobre a analise institucionalista do brasilianista Scott Mainwaring acerca do sistema político brasileiro, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que apresenta a análise correta.


I -Segundo Mainwaring, há uma tendência desfavorável à formação de coalizões estáveis em sistemas presidencialistas.

II - Segundo Mainwaring, há uma tendência favorável à formação de coalizões estáveis em sistemas presidencialistas.

III - De acordo com Mainwaring, em sistemas presidencialistas, há menor grau de comprometimento com o governo por parte dos legisladores tomados individualmente.

IV - Para Mainwaring, a soma da equação que conta com multipartidarismo fragmentado, partidos indisciplinados e presidente minoritário resulta na dificuldade de aprovar a agenda do Executivo no modelo institucional brasileiro.

A Apenas as afirmativas I, II estão corretas

B Apenas as afirmativas II, IV estão corretas

C Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

D Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas

E As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. I - Segundo Mainwaring, há uma tendência desfavorável à formação de coalizões estáveis em sistemas presidencialistas. III - De acordo com Mainwaring, em sistemas presidencialistas, há menor grau de comprometimento com o governo por parte dos legisladores tomados individualmente. IV - Para Mainwaring, a soma da equação que conta com multipartidarismo fragmentado, partidos indisciplinados e presidente minoritário resulta na dificuldade de aprovar a agenda do Executivo no modelo institucional brasileiro. A afirmativa II está incorreta, pois Mainwaring afirma que há uma tendência desfavorável à formação de coalizões estáveis em sistemas presidencialistas. A afirmativa V não está presente no enunciado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais