Buscar

“Na atividade científica em geral, constatações e explicações são eventos de naturezas bastante distintas. Em termos metodológicos, é possível afir...

“Na atividade científica em geral, constatações e explicações são eventos de naturezas bastante distintas. Em termos metodológicos, é possível afirmar, grosso modo, que as primeiras estão ligadas à empiria e as segundas, à teoria. Nesse sentido, constatar a existência de características, padrões ou regularidades em determinado fenômeno depende da observação empírica de tal fenômeno, ou seja, da utilização dos instrumentos e das técnicas de pesquisa disponíveis para observar a realidade concreta com o propósito de descrevê-la. Explicar o que foi observado é descrito, por sua vez, depende das escolhas teóricas do pesquisador. Em outros termos, ao se deparar com um conjunto de características ou atributos que podem ser, concretamente, observados em determinado fenômeno, o pesquisador deverá optar - entre as alternativas disponíveis - por aquelas que julgar mais adequadas ou mais rentáveis”. Fonte: NUNES, WELLINGTON. Análise da política brasileira: instituições, elites, eleitores e níveis de governo. Curitiba: InterSaberes, 2018. (Adaptado) (Capítulo 5).

 

 Partindo dos conteúdos da disciplina Análise da Política Brasileira, examine as afirmativas abaixo, que tratam das maneiras de se investigar os tipos de base social que elegem um candidato, e depois marque a alternativa que faz uma análise correta.

I - Há, pelo menos, duas maneiras de investigar o tipo de base social que elege um candidato. A primeira delas tem como unidade de observação o indivíduo. A outra maneira tem como unidade de observação o território.

II - Há, pelo menos, duas maneiras de investigar o tipo de base social que elege um candidato. A primeira delas tem como unidade de observação os partidos políticos. A outra maneira tem como unidade de observação as instituições políticas.

III - Com base em pesquisas de opinião, levanta-se uma série de atributos individuais dos eleitores (faixa etária, gênero, cor de pele, grau de escolaridade, faixa de renda, preferência partidária, ideologia política etc).


IV - Uma das maneiras de se investigar o tipo de base social que elege um candidato é a partir da verificação da existência de algum tipo de associação entre a votação em determinado candidato e o local selecionado.

 

A V, V, F, F

B V, F, V, V

C F, F, V, V

D V, V, V, F

E V, F, F, F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: V, V, V, F. A primeira afirmativa é verdadeira, pois é possível investigar o tipo de base social que elege um candidato a partir da unidade de observação do indivíduo ou do território. A segunda afirmativa é falsa, pois os partidos políticos e as instituições políticas não são unidades de observação para investigar a base social que elege um candidato. A terceira afirmativa é verdadeira, pois as pesquisas de opinião podem levantar uma série de atributos individuais dos eleitores. A quarta afirmativa é falsa, pois não é possível investigar a base social que elege um candidato a partir da verificação da existência de algum tipo de associação entre a votação em determinado candidato e o local selecionado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais