Buscar

“As dúvidas acerca de uma possível reeleição de Lula em 2006 começaram em 2004, quando surgiu uma série de denúncias de corrupção envolvendo o part...

“As dúvidas acerca de uma possível reeleição de Lula em 2006 começaram em 2004, quando surgiu uma série de denúncias de corrupção envolvendo o partido do presidente. Não é necessário tratar desse assunto agora; basta lembrar que os chamados escândalos de corrupção envolvendo políticos da base aliada do governo passaram a ser, a partir de 2005, a principal opção no cardápio político dos meios de comunicação do país. Isso fez com que, durante muitos meses, a reeleição de Lula fosse, na melhor das hipóteses, incerta. De acordo com Coimbra (2007), no começo do último ano de seu primeiro mandato, em 2006, "Lula tinha passado de 'imbatível' (antes do 'mensalão'), a azarão (depois), alguém que ia perder, seja para quem fosse o adversário |sic|" (Coimbra, 2007, p. 5). Alguns meios de comunicação, como a revista Veja, davam o cenário como sendo irreversível: dez meses antes da eleição, uma reportagem da revista afirmava que "a disputa eleitoral de verdade se dará entre Serra e Alckmin" (Veja, 2005, citada por Singer, 2012, p. 84) - em uma menção à disputa entre os dois membros do PSDB para definir quem seria o candidato do partido a enfrentar Lula”. Fonte: NUNES, WELLINGTON. Análise da política brasileira: instituições, elites, eleitores e níveis de governo. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 5).

  Partindo dos conteúdos da disciplina Análise da Política Brasileira, examine as afirmativas abaixo e marque verdadeiro ou falso para a alternativa que faz uma análise correta acerca do comportamento das camadas mais pobres do eleitorado brasileiro nas eleições de 2006.

 

A Mesmo votando historicamente em candidatos de direita, esses eleitores ajudaram a reeleger Lula.

B Esses eleitores sempre votaram em candidatos de esquerda.

C Esses eleitores votaram em Lula acreditando que ele fosse um candidato de direita.

D Esses eleitores não votaram em Lula.

E Esses eleitores votaram na direita.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Mesmo votando historicamente em candidatos de direita, esses eleitores ajudaram a reeleger Lula". Nas eleições de 2006, Lula conseguiu se reeleger com o apoio de uma ampla coalizão de partidos, incluindo alguns de direita. Além disso, Lula também contou com o apoio de setores populares, incluindo os eleitores mais pobres, que historicamente votavam em candidatos de direita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais