Buscar

“para explicar a mudança na composição social da base eleitoral que reelegeu Lula em 2006, André Singer (2012) recorreu à tese de que teria ocorrid...

“para explicar a mudança na composição social da base eleitoral que reelegeu Lula em 2006, André Singer (2012) recorreu à tese de que teria ocorrido um realinhamento ideológico no interior do eleitorado brasileiro. Esse movimento, por sua vez, seria duplo. De um lado, ao perceber que Lula não apenas tinha cumprido sua promessa de governar sobretudo para os mais pobres, mas também havia passado longe de qualquer radicalismo político que pudesse subverter a ordem, o eleitorado de baixíssima renda (o subproletariado) apegou-se maciçamente à candidatura de reeleição. É importante ressaltar que essa camada de eleitores aderiu a Lula (daí a origem do termo lulismo), e não necessariamente à esquerda em geral ou ao PT em específico. De outro lado, ocorreu o crescimento do antilulismo, que se concentrou sobretudo no PSDB e afastou parte importante da classe média de Lula e do PT - principalmente a partir da crise do mensalão (Singer, 2012)”. 

Fonte: NUNES, WELLINGTON. Análise da política brasileira: instituições, elites, eleitores e níveis de governo. Curitiba: InterSaberes, 2018. (Adaptado) (Capítulo 5).

  Partindo dos conteúdos da disciplina Análise da Política Brasileira, examine as afirmativas abaixo e marque verdadeiro ou falso para a alternativa que faz uma análise correta acerca da tese do realinhamento ideológico defendida por André Singer.

I - O realinhamento ideológico dividiu o eleitorado brasileiro entre direita e esquerda.

II - O realinhamento ideológico dividiu o eleitorado brasileiro entre ricos e pobres.

III - O realinhamento ideológico dividiu o eleitorado brasileiro entre beneficiários e não beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).


IV - O realinhamento ideológico dividiu o eleitorado brasileiro entre nordestinos e sulistas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais