Buscar

Os tratados internacionais de Direitos Humanos possuem uma atenção especial dada pela nossa Constituição Republicana de 1988. Sobre tratamento cons...

Os tratados internacionais de Direitos Humanos possuem uma atenção especial dada pela nossa Constituição Republicana de 1988. Sobre tratamento constitucional dado a estes. é correto afirmar que:

Para determinar a natureza hierárquica dos tratados internacionais de Direitos Humanos, é preciso considerar a interpretação do Supremo Tribunal Federal que entendeu pela distinção entre Lei Complementar e Lei Ordinaria.
Os tratados internacionais de Direitos Humanos, aprovados na forma do Art. da Constituição Federal de 1988, possuem status de emenda constitucional e compõem bloco de constitucionalidade restrito.
Os tratados internacionais de Direitos Humanos que não foram aprovados na forma do Art. da Constituição possuem status de lei portanto, são revogáveis por lei posterior.
Os tratados internacionais de Direitos Humanos que foram aprovados antes da Emenda Constitucional n. 45 passaram a possuir status de Lei Complementar face a sua incorporação determinada pelo Art. § 2° da Constituição Federal de 1988.
Os tratados internacionais de Diretos Humanos são considerados supralegais quando aprovados por 3/5 em duas votações em cada uma das casas do Congresso Nacional, na forma determinada pelo Art. 5° da Constituição Federal de 1988.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas III e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

8
1 pág.

Direito Internacional Público e Privado Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) Apenas a afirmativa II está correta". Os tratados internacionais de Direitos Humanos, aprovados na forma do Art. 5º, § 3º, da Constituição Federal de 1988, possuem status de norma constitucional e compõem o bloco de constitucionalidade, que é um conjunto de normas que possuem hierarquia constitucional e que são utilizadas para interpretação da Constituição. A interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF) é no sentido de que não há distinção entre lei complementar e lei ordinária para fins de hierarquia dos tratados internacionais de Direitos Humanos. Além disso, os tratados internacionais de Direitos Humanos aprovados antes da Emenda Constitucional nº 45/2004 não possuem status de lei complementar, mas sim de norma constitucional. Portanto, apenas a afirmativa II está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais