Logo Passei Direto
Buscar
Questão 5: Considere o sistema  x + 2y + 2z = a
2x + 3y + 4z = b
x + 4y + 3z = c
determine quais condições devemos impor para a, b e c para que o conjunto solução do sistema dado seja um subespaço vetorial do R3.


User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para que o conjunto solução do sistema seja um subespaço vetorial do R3, é necessário que ele satisfaça as seguintes condições: 1. O vetor nulo pertence ao conjunto solução. 2. A soma de dois vetores quaisquer do conjunto solução também pertence ao conjunto solução. 3. O produto de um vetor qualquer do conjunto solução por um escalar qualquer também pertence ao conjunto solução. Assim, para que o conjunto solução do sistema dado seja um subespaço vetorial do R3, as seguintes condições devem ser satisfeitas: 1. O vetor nulo deve pertencer ao conjunto solução. Isso ocorre quando a = b = c = 0. 2. A soma de dois vetores quaisquer do conjunto solução também deve pertencer ao conjunto solução. Isso ocorre quando as equações do sistema são linearesmente independentes, ou seja, quando o determinante da matriz dos coeficientes é diferente de zero. Portanto, a condição para que isso ocorra é que: 3a - 2b + c = 0 3. O produto de um vetor qualquer do conjunto solução por um escalar qualquer também deve pertencer ao conjunto solução. Isso ocorre sempre, pois a multiplicação de um vetor por um escalar não altera as equações do sistema. Portanto, as condições para que o conjunto solução do sistema dado seja um subespaço vetorial do R3 são: a = b = c = 0 e 3a - 2b + c = 0.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 2: Seja V um espaço vetorial. Prove que se Wi, i = 1, ..., n são subespaços vetoriais de V , então n⋂i=1 Wi é um subespaço vetorial de V .


Questão 3: Seja V um espaço vetorial. Considere W1 e W2 subespaços de V . É sempre verdade que W1 ∪W2 é subespaço vetorial de V ?

Questão 6: Prove que 1 + 2i e 3− 4i geram o espaço vetorial C sobre R.

Questão 7: Dados u = (1, 2, 3), v = (3, 2, 1) e w = (−3, 2, 7) em R3, obtenha números reais x e y tais que w = xu+ yv. Quantas soluções admite este sistema?


Questão 8: Sejam u = (x, y) e v = (x′, y′) vetores em R2. Mantenha a definição do produto de um número real α por um vetor u, como αu = (αx, αy). Definindo a soma como nos itens abaixo, determine quais axiomas de espaço vetorial continuam válidos e quais são violados:
a) u+ v = (x+ y′, x′ + y)
b) u+ v = (xx′, yy′)
c) u+ v = (3x+ 3x′, 5x+ 5x′)


Questão 9: Considere o espaço vetorial V = R3. Seja W = {(x, y, z) ∈ R3;x+ 2y − z = 0} ⊂ V .
a) Mostre que W é um subespaço vetorial de V .
b) Determine uma base para W .


Questão 10: Considere o espaço vetorial V = R3. Sejam U = Span{(1, 1, 0)} e W = Span{(1, 1, 1)}.
a) Mostre que U +W é um subespaço vetorial de V .
b) A soma U +W é direta?


Mais conteúdos dessa disciplina