Logo Passei Direto
Buscar
Questão 4: Seja V um espaço vetorial. Considere W1 e W2 subespaços de V . Mostre que W1 ∪W2 é subespaço vetorial de V se, e somente se, W1 ⊆W2 ou W2 ⊆W1.


User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para mostrar que W1 ∪ W2 é um subespaço vetorial de V, precisamos verificar se ele satisfaz as propriedades de um subespaço vetorial. 1. O vetor nulo de V pertence a W1 ∪ W2: - Como W1 e W2 são subespaços vetoriais de V, ambos contêm o vetor nulo de V. Portanto, o vetor nulo de V pertence a W1 ∪ W2. 2. W1 ∪ W2 é fechado sob a operação de adição: - Sejam u e v vetores em W1 ∪ W2. Então, u e v pertencem a W1 ou a W2 (ou ambos). Sem perda de generalidade, suponha que u e v pertencem a W1. Como W1 é um subespaço vetorial de V, u + v também pertence a W1. Portanto, u + v pertence a W1 ∪ W2. 3. W1 ∪ W2 é fechado sob a multiplicação por escalar: - Seja u um vetor em W1 ∪ W2 e k um escalar. Então, u pertence a W1 ou a W2 (ou ambos). Sem perda de generalidade, suponha que u pertence a W1. Como W1 é um subespaço vetorial de V, k * u também pertence a W1. Portanto, k * u pertence a W1 ∪ W2. Portanto, W1 ∪ W2 é um subespaço vetorial de V se, e somente se, W1 está contido em W2 ou W2 está contido em W1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 2: Seja V um espaço vetorial. Prove que se Wi, i = 1, ..., n são subespaços vetoriais de V , então n⋂i=1 Wi é um subespaço vetorial de V .


Questão 3: Seja V um espaço vetorial. Considere W1 e W2 subespaços de V . É sempre verdade que W1 ∪W2 é subespaço vetorial de V ?

Questão 6: Prove que 1 + 2i e 3− 4i geram o espaço vetorial C sobre R.

Questão 7: Dados u = (1, 2, 3), v = (3, 2, 1) e w = (−3, 2, 7) em R3, obtenha números reais x e y tais que w = xu+ yv. Quantas soluções admite este sistema?


Questão 8: Sejam u = (x, y) e v = (x′, y′) vetores em R2. Mantenha a definição do produto de um número real α por um vetor u, como αu = (αx, αy). Definindo a soma como nos itens abaixo, determine quais axiomas de espaço vetorial continuam válidos e quais são violados:
a) u+ v = (x+ y′, x′ + y)
b) u+ v = (xx′, yy′)
c) u+ v = (3x+ 3x′, 5x+ 5x′)


Questão 9: Considere o espaço vetorial V = R3. Seja W = {(x, y, z) ∈ R3;x+ 2y − z = 0} ⊂ V .
a) Mostre que W é um subespaço vetorial de V .
b) Determine uma base para W .


Questão 10: Considere o espaço vetorial V = R3. Sejam U = Span{(1, 1, 0)} e W = Span{(1, 1, 1)}.
a) Mostre que U +W é um subespaço vetorial de V .
b) A soma U +W é direta?


Mais conteúdos dessa disciplina