Buscar

A análise custo-volume-lucro (CVL), propicia uma ampla visão financeira do processo de planejamento. Ela examina o comportamento das receitas totai...

A análise custo-volume-lucro (CVL), propicia uma ampla visão financeira do processo de planejamento. Ela examina o comportamento das receitas totais, dos custos totais e do lucro à medida que ocorre uma mudança no nível de atividade, no preço de vendas ou nos custos fixos.

Fonte: HORNEGREN, C. T.; FOSTER, G.; DATAR, S. M. Contabilidade de custos. São Paulo: LTC, 2000 (fragmento).

 

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 I – A análise custo-volume-lucro proporciona ao gestor de uma empresa as melhores alternativas no momento de decidir, por exemplo: como formar o preço de um produto de forma a incentivar as vendas e gerar margem para cobrir custos e despesas fixos; qual seria a melhor alternativa entre comprar e produzir; qual produto deve ser incentivado e/ou eliminado do mix de produção; quantas unidades devem ser vendidas para atingir dado patamar de lucro, etc.

PORQUE

II – Margem de contribuição e ponto de equilíbrio são importantes indicadores da análise custo-volume-lucro e trazem informações, respectivamente, sobre o “nível de vendas no qual o lucro da empresa é igual a zero” e a “diferença entre o preço de venda e o custo variável de cada produto”, respectivamente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • As asserções I e II são proposições falsas.


💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Vasante

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A análise custo-volume-lucro (CVL) é uma ferramenta importante para o gestor de uma empresa, pois permite avaliar o comportamento das receitas totais, dos custos totais e do lucro à medida que ocorre uma mudança no nível de atividade, no preço de vendas ou nos custos fixos. A margem de contribuição e o ponto de equilíbrio são importantes indicadores da análise custo-volume-lucro. A margem de contribuição é a diferença entre o preço de venda e o custo variável de cada produto, e o ponto de equilíbrio é o nível de vendas no qual o lucro da empresa é igual a zero. Esses indicadores são úteis para o gestor tomar decisões sobre formação de preço, mix de produção, entre outras.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais