Buscar

“Ocorre que certas correntes da historiografia moderna vêm utilizando o termo civil para reforçar o papel importante que agentes não militares dese...

“Ocorre que certas correntes da historiografia moderna vêm utilizando o termo civil para reforçar o papel importante que agentes não militares desempenharam no golpe de 64, especialmente o empresariado industrial. O uso dessa terminologia é, entretanto, motivo de disputa entre historiadores”.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociologia brasileira, assinale a alternativa que explica a polêmica entre intelectuais sobre o período da ditadura:

A

A discordância entre os intelectuais sobre como nominar a ditadura – se militar ou civil-militar – está entre os que defendem o golpe e os que são contra o golpe.

B

Tratar o golpe de 1964 como civil-militar se justifica uma vez que, o golpe foi dado pelos militares a pedido da maioria dos setores populares da sociedade brasileira na década de 1960.

C

Para alguns intelectuais brasileiros, a ditadura foi somente militar uma vez que a mesma foi imposta sem a participação da sociedade civil.

D

Para alguns intelectuais, caracterizar o regime como militar não significa desconsiderar a participação, apoio e colaboração de parte da sociedade civil.

E

Segundo a maioria dos intelectuais brasileiros, a discussão sobre se foi um regime militar ou civil-militar é irrelevante para compreender essa parte da história do Brasil.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A polêmica entre intelectuais sobre o período da ditadura se dá em relação à utilização do termo "civil" para reforçar o papel importante que agentes não militares desempenharam no golpe de 64, especialmente o empresariado industrial. Enquanto alguns historiadores defendem o uso dessa terminologia, outros discordam e consideram que a ditadura foi somente militar, imposta sem a participação da sociedade civil. Para alguns intelectuais, caracterizar o regime como militar não significa desconsiderar a participação, apoio e colaboração de parte da sociedade civil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais