Buscar

1- Qual a principal doença está associada com grande aumento de hemácias no exame de urina (definida como quantidade maciça no microscópio). Urolit...

1- Qual a principal doença está associada com grande aumento de hemácias no exame de urina (definida como quantidade maciça no microscópio).
Urolitíase (litíase renal).
As pedras podem se formar no cálice, na pelve, nos ureteres e na bexiga.
Litotripcia (ondas de choque de alta energia) pode ser utilizado para quebrar as pedras e facilitar a eliminação pela urina. Pedras de amplo diâmetro não podem ser eliminadas, nesse caso, é indicado remoção cirúrgica.
Aproximadamente 75% dos cálculos são compostos de oxalato de cálcio ou fosfato.
Os exames laboratoriais apresentam hematúria microscópica intensa, resultante da irritação dos tecidos pelo deslocamento do cálculo.

a) Pielonefrite.
b) Glomerulonefrite.
c) Urolitíase (litíase renal).
d) Nefrite intersticial.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Urolitíase (litíase renal). A presença de grande quantidade de hemácias no exame de urina pode ser um sinal de urolitíase, que é a formação de pedras nos rins, ureteres, bexiga ou uretra. A hematúria macroscópica (visível a olho nu) ou microscópica (detectada apenas em exames laboratoriais) é um dos principais sintomas da urolitíase.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais