Buscar

Diante do artigo disponível na indicação de recurso didático, Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos ...

Diante do artigo disponível na indicação de recurso didático, Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? (BRANDÃO & GUIMARÃES, 2001), reflita sobre a seguinte questão:

É possível visualizar a gestão de competências e a gestão de desempenho como instrumentos que fazem parte de um mesmo movimento, voltado a oferecer alternativas eficientes de gestão às organizações. Mas até que ponto esses instrumentos representam tecnologias de gestão díspares?

Não seriam terminologias diferentes utilizadas para representar um mesmo construto?

São tecnologias apresentadas como distintas apenas em decorrência de mais um modismo da teoria organizacional?

Com o que você aprendeu em nossa aula e lendo o artigo, dê a sua opinião.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O artigo "Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto?" de Brandão e Guimarães (2001) apresenta a reflexão sobre a possibilidade de visualizar a gestão de competências e a gestão de desempenho como instrumentos que fazem parte de um mesmo movimento, voltado a oferecer alternativas eficientes de gestão às organizações. Os autores questionam se esses instrumentos representam tecnologias de gestão díspares ou se seriam terminologias diferentes utilizadas para representar um mesmo construto. Na minha opinião, a gestão de competências e a gestão de desempenho são instrumentos que se complementam e que podem ser utilizados de forma integrada para aprimorar a gestão de pessoas nas organizações. Ambas as abordagens têm como objetivo identificar as competências necessárias para o desempenho das atividades e avaliar o desempenho dos colaboradores, mas com enfoques diferentes. A gestão de competências busca identificar as competências individuais e coletivas necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais, enquanto a gestão de desempenho avalia o desempenho individual dos colaboradores em relação às metas estabelecidas. Portanto, acredito que essas abordagens não são tecnologias de gestão díspares, mas sim complementares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais