Buscar

Acerca das questões de tipicidade, ilicitude (ou antijuridicidade) e culpabilidade, bem como de suas respectivas excludentes, assinale a opção corr...

Acerca das questões de tipicidade, ilicitude (ou antijuridicidade) e culpabilidade, bem como de suas respectivas excludentes, assinale a opção correta.

A inexigibilidade de conduta diversa e a inimputabilidade são causas excludentes de ilicitude.
B O erro de proibição é causa excludente de ilicitude.
C Há excludente de ilicitude em casos de estado de necessidade, legítima defesa, em estrito cumprimento do dever legal ou no exercício regular do direito.
D Há excludente de tipicidade em casos de estado de necessidade, legítima defesa, exercício regular do direito e estrito cumprimento do dever legal.
E A inexigibilidade de conduta diversa e a inimputabilidade são causas excludentes de tipicidade.

Essa pergunta também está no material:

cespe-2016-pc-pe-agente-de-policia-prova
10 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "Há excludente de ilicitude em casos de estado de necessidade, legítima defesa, em estrito cumprimento do dever legal ou no exercício regular do direito." A inexigibilidade de conduta diversa e a inimputabilidade são causas excludentes de culpabilidade, e não de ilicitude. O erro de proibição também é uma causa excludente de culpabilidade, e não de ilicitude. Já a letra D está incorreta, pois as excludentes mencionadas são causas excludentes de ilicitude, e não de tipicidade. Por fim, a letra E também está incorreta, pois a inexigibilidade de conduta diversa e a inimputabilidade são causas excludentes de culpabilidade, e não de tipicidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais