Buscar

De acordo com o artigo n° 199 da Constituição Federal de 1988, para o funcionamento do Sistema Único de Saúde, é permitida a participação do setor ...

De acordo com o artigo n° 199 da Constituição Federal de 1988, para o funcionamento do Sistema Único de Saúde, é permitida a participação do setor privado em caráter complementar, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos. Já o artigo Art. 24. da Lei n° 8080/90 diz que, quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

Diante disso, analise a situação a seguir.

 

Joana, 89 anos, usuária do sistema de saúde pública, está internada em hospital privado, devido aos leitos dos hospitais públicos de sua cidade estarem lotados. Por sua situação ser grave e exigir urgência na internação, a gestão de saúde municipal optou por esse direcionamento, a partir de uma ordem judicial apresentada pela família, a qual determinava o atendimento em saúde no prazo de 48 horas.

 

Considerando a situação apresentada, tendo em vista o funcionamento da saúde pública no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A ordem judicial apresentada pela família de Joana permitiu sua internação no hospital privado, reconhecendo a saúde como direito e o Estado como provedor.

II. Tal ação constitui um direito, quando esgotados os recursos da saúde pública, devendo a iniciativa privada atuar de forma complementar.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. A ordem judicial apresentada pela família de Joana permitiu sua internação no hospital privado, reconhecendo a saúde como direito e o Estado como provedor, conforme a asserção I. E tal ação constitui um direito, quando esgotados os recursos da saúde pública, devendo a iniciativa privada atuar de forma complementar, conforme a asserção II.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais