Buscar

Existem diversos métodos disponíveis em literatura para o cálculo de fundações do tipo estaca. A capacidade de carga desses elementos no contexto b...

Existem diversos métodos disponíveis em literatura para o cálculo de fundações do tipo estaca. A capacidade de carga desses elementos no contexto brasileiro é usualmente calculada a partir de correlações com ensaios já realizados. De acordo com a precisão do método, são adotados fatores de segurança diferentes, que podem alterar o dimensionamento efetuado. 

Analise a seguinte situação, que ilustra essa afirmação: um engenheiro, ao analisar o memorial de cálculo de um estaqueamento para um pilar de uma ponte, observou que foram calculados os valores para a capacidade de carga de uma estaca de resistência lateral de QL = 500kN e Qp = 200kN. 

Para uma carga no pilar de 1.200kN, quantas estacas devem ser alocadas, se forem utilizados os cálculos prescritos pelos métodos Aoki-Veloso e Decourt-Quaresma, respectivamente? 

Assinale a alternativa correta

a.Nenhuma das alternativas 

b.5 

c.6

d.4 

e.3

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular o número de estacas necessárias para suportar uma carga de 1.200kN, é necessário utilizar os cálculos prescritos pelos métodos Aoki-Veloso e Decourt-Quaresma. Para o método Aoki-Veloso, a capacidade de carga da estaca é dada por Qc = Ac * Nc * Sc, onde Ac é a área transversal da estaca, Nc é o valor de capacidade de carga unitária e Sc é o fator de forma. Utilizando os valores fornecidos, temos: Qc = Ac * Nc * Sc Qc = π * (0,3m)²/4 * 500kN * 1,5 Qc = 66,37kN O número de estacas necessárias é dado por N = F / Qc, onde F é a carga total a ser suportada. Substituindo os valores, temos: N = 1.200kN / 66,37kN N = 18,08 Como não é possível utilizar um número fracionário de estacas, é necessário arredondar para cima, resultando em 19 estacas. Portanto, a alternativa correta é a letra E. Para o método Decourt-Quaresma, a capacidade de carga da estaca é dada por Qc = Ac * Nc * Sc * Sγ, onde Sγ é o fator de segurança. Utilizando os valores fornecidos, temos: Qc = Ac * Nc * Sc * Sγ Qc = π * (0,3m)²/4 * 200kN * 1,5 * 2,5 Qc = 165,93kN O número de estacas necessárias é dado por N = F / Qc, onde F é a carga total a ser suportada. Substituindo os valores, temos: N = 1.200kN / 165,93kN N = 7,23 Como não é possível utilizar um número fracionário de estacas, é necessário arredondar para cima, resultando em 8 estacas. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais