Buscar

Cerca de 60% das doenças infecciosas que emergiram no período de 1940 a 2004 tiveram sua origem em animais, sendo que mais de 70% delas foram causa...

Cerca de 60% das doenças infecciosas que emergiram no período de 1940 a 2004 tiveram sua origem em animais, sendo que mais de 70% delas foram causadas por agentes patogênicos – organismos que causam doenças infecciosas, tais como vírus, bactérias e parasitas – originários de animais silvestres (Daszak et al, 2008).


Com base na tríade hospedeiro suscetível, meio ambiente e agente etiológico, cite quais fatores dentro da definição de meio ambiente ampliado podem favorecer o surgimento de doenças.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses. Cerca de de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais; pelo menos 75% das doenças infecciosas emergentes dos ser humano, incluindo Ebola, HIV e gripe, têm origem animal; 5 novas doenças humanas aparecem todos anos e 3 delas são de origem animal. Por todo o mundo, as zoonoses respondem por 62% da Lista de Doenças de Notificação Compulsória.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Dentro da definição de meio ambiente ampliado, os fatores que podem favorecer o surgimento de doenças incluem: - Mudanças climáticas e ambientais, que podem afetar a distribuição e a sobrevivência de animais e vetores de doenças; - Desmatamento e degradação ambiental, que podem levar à perda de habitat de animais silvestres e aumentar o contato entre humanos e animais; - Urbanização e crescimento populacional, que podem aumentar a densidade populacional e a exposição a patógenos; - Globalização e comércio internacional, que podem facilitar a disseminação de patógenos entre países e continentes; - Uso de antibióticos e outros medicamentos, que podem levar ao desenvolvimento de resistência a medicamentos por parte de patógenos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais