Buscar

Explique as diferenças entre as duas regiões da hipófise. *A neuro-hipofise e adeno-hipofise diferem entre si em suas características anatômicas e...

Explique as diferenças entre as duas regiões da hipófise.

*A neuro-hipofise e adeno-hipofise diferem entre si em suas características anatômicas e funcionais, pois existem neurônios neurossecretores na adeno-hipófise, os quais estão ausentes na neuro-hipófise.
*A partir desta informação, é possível afirmar que a adeno-hipófise produz e libera seus próprios hormônios, *enquanto a neuro-hipófise contém apenas as projeções neurais do hipotálamo e libera os hormônios produzidos nele.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Anatomorfofisiologia do Sistema Digestório, Endócrino, Urinário e Reprodutor
2 pág.

Sistema Endocrino e Reprodutor Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A hipófise é uma glândula endócrina localizada na base do cérebro, que é dividida em duas regiões: a neuro-hipófise e a adeno-hipófise. A neuro-hipófise é uma extensão do hipotálamo e é composta por fibras nervosas e terminações nervosas especializadas chamadas de axônios. Esses axônios são responsáveis pela liberação de dois hormônios: a ocitocina e a vasopressina, que são produzidos no hipotálamo e armazenados na neuro-hipófise até serem liberados na corrente sanguínea. Já a adeno-hipófise é uma glândula endócrina verdadeira, que produz e secreta seus próprios hormônios. Ela é composta por diferentes tipos de células secretoras, que produzem e liberam hormônios como o hormônio do crescimento, prolactina, hormônio adrenocorticotrófico, hormônio folículo-estimulante, hormônio luteinizante e hormônio estimulador da tireoide. Em resumo, a principal diferença entre a neuro-hipófise e a adeno-hipófise é que a primeira contém apenas as projeções neurais do hipotálamo e libera os hormônios produzidos nele, enquanto a segunda produz e libera seus próprios hormônios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais