Buscar

Em Além do Princípio do Prazer, Freud (1920), aborda a questão de uma outra pulsão (ou instinto) que ele nomeia de "Pulsão de Morte" (ou Instinto ...

 Em Além do Princípio do Prazer, Freud (1920), aborda a questão de uma outra pulsão (ou instinto) que ele nomeia de "Pulsão de Morte" (ou Instinto de Morte). Pulsão de Morte e Pulsão de Vida reorganizam a teoria das pulsões, e permite um entendimento mais amplo da ideia de uma energia psíquica que estaria para além do principio do prazer. Concomitantemente com a pulsão de morte, Freud formula um outro conceito, no mesmo livro, que ele chamou de compulsão à repetição.

Assim, assinale a alternativa abaixo que articule o conceito de pulsão de morte com compulsão à repetição. 

Pulsão de Morte e Compulsão à repetição são praticamente a mesma coisa, ambos dizem de uma tendência do psiquismo em apontar para Eros, Pulsão de Vida. 

São conceitos interligados pelo princípio da realidade. Assim, quanto mais realidade, menos compulsão à repetição e menos pulsão de morte. Podemos entender esse conceitos como próprio do Id. 

São conceitos sem nenhuma relação e estão em momentos distintos da obra de Freud

Pulsão de Morte e Compulsão à Repetição articulam-se como conceitos chaves para entender a tendência do psiquismo em repetir cenas, traumas e neuroses que apontam para uma tendência de aniquilamento e retorno ao estado inanimado.


Pulsão de Morte e Compulsão à Repetição articulam-se como uma tendência do psiquismo a ir na direção do principio do prazer, ou seja, a importância seria apenas o psiquismo ter prazer a toda situação. 


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Pulsão de Morte e Compulsão à Repetição articulam-se como conceitos chaves para entender a tendência do psiquismo em repetir cenas, traumas e neuroses que apontam para uma tendência de aniquilamento e retorno ao estado inanimado."

1
Dislike0
User badge image

Debora Souza

quarta resposta correta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais