Buscar

A Idade Média foi caracterizada pelo pensamento do homem sendo conformado de acordo com a religião. Durante os séculos em que perdurou esse período...

A Idade Média foi caracterizada pelo pensamento do homem sendo conformado de acordo com a religião. Durante os séculos em que perdurou esse período, os europeus perderam conhecimentos importantes a respeito do mundo, a exemplo da obra de Estrabão - “Geografia”. Contudo, vale ressaltar que a concepção de Idade Média é algo que se refere ao mundo europeu e, nesse sentido, outros povos continuaram a desenvolver conhecimentos ricos em geografia, cartografia, astronomia, entre tantos outros. 

 

A respeito do que foi apresentado, analise as afirmações a seguir. 

 

(  ) Apesar de terem perdido os conhecimentos a respeito de geografia e cartografia produzido pelos gregos, a cartografia não deixou de existir na Europa. Alguns de seus conceitos, inclusive, permanecem em nossa linguagem até os tempos atuais, a exemplo de Oriente.

(  ) Os chineses possuíam um conhecimento de geografia bastante avançado em relação aos europeus, tendo sido a bússola uma invenção chinesa utilizada para orientação.

(  ) Alguns autores consideram que os árabes não eram bons cartógrafos, mas possuíam uma rica produção em geografia. De acordo com alguns autores, foi por intermédio dos árabes que os europeus redescobriram obras gregas de geografia e técnicas de cartografia.

(  ) Na Idade Média, o conhecimento da cartografia empobreceu em todas as partes do mundo, como podemos constatar a exemplos dos mapas T no O produzidos pela Igreja Católica, na Europa.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: ( ) Apesar de terem perdido os conhecimentos a respeito de geografia e cartografia produzido pelos gregos, a cartografia não deixou de existir na Europa. Alguns de seus conceitos, inclusive, permanecem em nossa linguagem até os tempos atuais, a exemplo de Oriente. (X) Os chineses possuíam um conhecimento de geografia bastante avançado em relação aos europeus, tendo sido a bússola uma invenção chinesa utilizada para orientação. (X) Alguns autores consideram que os árabes não eram bons cartógrafos, mas possuíam uma rica produção em geografia. De acordo com alguns autores, foi por intermédio dos árabes que os europeus redescobriram obras gregas de geografia e técnicas de cartografia. ( ) Na Idade Média, o conhecimento da cartografia empobreceu em todas as partes do mundo, como podemos constatar a exemplos dos mapas T no O produzidos pela Igreja Católica, na Europa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais