Buscar

A citologia esfoliativa pode ser definida como o estudo morfológico e morfométrico de células descamadas da mucosa, principalmente suprabasais, por...

A citologia esfoliativa pode ser definida como o estudo morfológico e morfométrico de células descamadas da mucosa, principalmente suprabasais, por meio de microscópio óptico. A coleta do material na citologia esfoliativa convencional envolve a raspagem da superfície da lesão com uma espátula ou escova, com posterior esfregaço desta sobre uma lâmina de vidro. O material é fixado à lâmina, utilizando-se álcool 95º ou uma solução álcool/éter 1:1. A citologia esfoliativa convencional, apresenta algumas vantagens e desvantagens, sobre essas informações, análise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

 

I) A técnica de citologia esfoliativa convencional é método não invasivo e de baixo custo.

II) Em locais de atenção básica de saúde, que não podem ser realizadas biopsias, a técnica de citologia esfoliativa convencional é como método diagnóstico coadjuvante.

III) A citologia esfoliativa tem a mesma eficácia da biópsia em relação à identificação do tipo de lesão existente.

IV) É uma técnica de alto custo de equipamentos e manutenção; tempo de preparação da técnica prolongado e transporte.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e II estão corretas. Justificativa: I) A técnica de citologia esfoliativa convencional é um método não invasivo e de baixo custo, pois não requer procedimentos cirúrgicos e é relativamente simples de ser realizada, além de não necessitar de equipamentos sofisticados. II) Em locais de atenção básica de saúde, que não podem ser realizadas biopsias, a técnica de citologia esfoliativa convencional é utilizada como método diagnóstico coadjuvante, pois é uma técnica simples e rápida que pode auxiliar na detecção precoce de lesões malignas. Já as assertivas III e IV estão incorretas, pois a citologia esfoliativa não tem a mesma eficácia da biópsia em relação à identificação do tipo de lesão existente e não é uma técnica de alto custo de equipamentos e manutenção, tempo de preparação da técnica prolongado e transporte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais