Buscar

Em tese, um contribuinte poderá ingressar com Ação Anulatória de Lançamento Tributário, prevista no art. 38 da Lei de Execuções Fiscais (Lei 6.830/...

Em tese, um contribuinte poderá ingressar com Ação Anulatória de Lançamento Tributário, prevista no art. 38 da Lei de Execuções Fiscais (Lei 6.830/1980), objetivando 'anular' o lançamento tributário realizado pelo poder público. Considerando que o ingresso dessa ação, por si só, não impediría o fisco de intentar a Execução Fiscal, os contribuintes podem realizar depósito judicial dos valores lançados e requererem a suspensão da exigibilidade do crédito tributário até final decisão judicial.'. INOVAIS Rafael. Direito tributário facilitado. 4ed. São Paulo: Método, 2019, p. 367). Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I, I. O objetivo essencial da ação declaratória, via de regra, prevista no art. 19 do CPC, serve para se declarar a existência ou inexistência de relação jurídico tributária. Via de regra, serve para a última finalidade, logo, seu cabimento ocorre antes de constituído o crédito tributário. II. Caso tenha ocorrido a constituição do crédito pelo lançamento o caso é de cabimento de ação anulatória, prevista no art. 38 da Lei de Execução Fiscal, para efeito de desconstituir o crédito então formado, porém dotado de vícios intrínsecos. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

I. O objetivo essencial da ação declaratória, via de regra, prevista no art. 19 do CPC, serve para se declarar a existência ou inexistência de relação jurídico tributária. Via de regra, serve para a última finalidade, logo, seu cabimento ocorre antes de constituído o crédito tributário.
II. Caso tenha ocorrido a constituição do crédito pelo lançamento o caso é de cabimento de ação anulatória, prevista no art. 38 da Lei de Execução Fiscal, para efeito de desconstituir o crédito então formado, porém dotado de vícios intrínsecos.
1 - AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS, MAS A IL NÃO JUSTIFICA A 1. (CORRETA)
2 - As asserções I e II sa proposições verdadeiras e a Il justifica a 1.
3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II. falsa.
4 - A asserção é uma proposição falsa e a II. verdadeira.
5 - As asserções I e II são proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

PROVA FINAL DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTOS EM ESPÉCIE E PROCESSO TRIBUTÁRIO

Direito Tributário e Processo Tributário AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 1 - AS ASSERÇÕES I E II SÃO PROPOSIÇÕES VERDADEIRAS, MAS A IL NÃO JUSTIFICA A 1. A asserção I está correta, pois a ação declaratória serve para declarar a existência ou inexistência de relação jurídico-tributária, e seu cabimento ocorre antes da constituição do crédito tributário. A asserção II também está correta, pois a ação anulatória é cabível quando já ocorreu a constituição do crédito tributário pelo lançamento, mas este é dotado de vícios intrínsecos. No entanto, a relação proposta entre elas (IL) não justifica a asserção I, pois não há relação entre as duas asserções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais