Buscar

A LIBRAS é a primeira língua para o surdo, ou seja, a L1. A aquisição da língua de sinais para a pessoa surda tem um importante papel para a constr...

A LIBRAS é a primeira língua para o surdo, ou seja, a L1. A aquisição da língua de sinais para a pessoa surda tem um importante papel para a construção de sua identidade. O professor de LIBRAS, como também o professor da sala de aula regular, precisam rever a metodologia de ensino, para obterem melhores resultados na educação da pessoa surda. A escola inclusiva bilíngue oferece duas línguas: a L1, que é a LIBRAS, e a L2, que é a língua portuguesa do Brasil. Estas escolas são protagonistas neste processo de atualização de metodologias de ensino para surdos, considerando que as duas línguas são fundamentais para a alfabetização dos surdos, porém com funções diferentes.


Com base nessas informações sobre a aquisição da língua de sinais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. A aquisição da língua de sinais para o surdo serve como perspectiva para garantir o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. O trabalho com a língua sinalizada se define pelo desenvolvimento de duas habilidades: expressar-se em sinais e compreender sinais.


PORQUE


II. A criança surda precisa utilizar-se da comunicação em língua de sinais para interagir com outros, organizar seu pensamento e, consequentemente, se apropriar da língua portuguesa na modalidade escrita, de modo a efetivar a sua educação bilíngue.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

As asserções I e II são proposições falsas.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) 

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, é uma proposição falsa.

D) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

E) 

A asserção I é uma proposição falsa e a II, é uma proposição verdadeira.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. A primeira asserção está correta, pois a aquisição da língua de sinais é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento do surdo. A segunda asserção também está correta, pois a criança surda precisa utilizar a língua de sinais para interagir com outros e organizar seu pensamento, o que contribui para a apropriação da língua portuguesa na modalidade escrita, efetivando a sua educação bilíngue. Além disso, a segunda asserção justifica a primeira, pois a aquisição da língua de sinais é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento, o que contribui para a apropriação da língua portuguesa na modalidade escrita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais