Buscar

Leia o texto a seguir: "O que aconteceu com os quilombos depois de 1888 com o fim da escravidão? Com sua extinção não havia mais escravos, portanto...

Leia o texto a seguir:

"O que aconteceu com os quilombos depois de 1888 com o fim da escravidão? Com sua extinção não havia mais escravos, portanto, fugitivos. Mas os quilombos e mocambos continuaram a se reproduzir mesmo com o fim da escravidão [...]. De fato, para as décadas seguintes da abolição, a movimentação de famílias negras de libertos e também de quilombolas pode ter ajudado na emergência de centenas de comunidades negras rurais que encontramos no Brasil contemporâneo”.

(GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015, p. 120 e p. 123).

Com base no trecho acima, que lança questão sobre o lugar dos quilombos no pós-abolição da escravidão, analise as afirmações abaixo:

  1. O novo arranjo político-institucional republicano que emergiu no fim do século XIX após a queda da monarquia e o fim da escravidão não pôs fim à história das comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil.
  2. O que se verificou nesse período foram tentativas de invisibilizar a vida, a cultura e as tradições de populações negras descendentes de africanos escravizados pela via da política pública republicana.
  3. Apesar das tentativas, a partir de cima, de encobrir a existência e a história das comunidades quilombolas, estas se movimentaram pelo território, constituíram famílias e buscaram reproduzir suas tradições e formas de luta.
  4. A Primeira República no Brasil institui uma constituição de cunho liberal e federalista que garantiu liberdade e direitos políticos e civis às milhares de pessoas negras, indígenas, camponeses.

É correto o que se afirma apenas em:

Grupo de escolhas da pergunta



II e IV.


I, II, III e IV.


I, II e III.


II e III.


I e II.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) I, II e III".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais