Buscar

Leia com atenção: “A República não fora uma revolução social, e não promovera a libertação do ‘quarto estado’, o proletariado, como haviam almejado...

Leia com atenção:

“A República não fora uma revolução social, e não promovera a libertação do ‘quarto estado’, o proletariado, como haviam almejado os trabalhadores envolvidos no movimento republicano. Para muitos destes, as saídas encontradas iam desde a adesão a projetos que visavam a retomar o rumo do qual a República supostamente se desviara até a busca de ideais que ultrapassavam o projeto republicano; dentro desse quadro o socialismo, em suas muitas vertentes, e o anarquismo, que tampouco era homogêneo, tornaram-se saídas plausíveis”.

(BATALHA, Claudio Henrique de Moraes. O movimento operário na Primeira República. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000, p.38).

Com base nos trechos acima, analise as afirmações abaixo sobre a prática sindical e as correntes ideológicas atuantes no movimento operário no Brasil durante a Primeira República:

  1. O comunismo do PCB, criado em 1922, foi a única orientação político-ideológica atuante nas organizações partidárias e sindicais surgidas nesse período que definiu o caráter combativo do movimento operário brasileiro.
  2. À criação de agremiações operárias em diversas capitais e principais centros urbanos do país, somaram-se, no meio operário, correntes ideológicas como o socialismo, o anarquismo e o comunismo.
  3. Em relação ao campo da prática e das lutas sindicais, pode-se dizer que duas concepções predominaram no contexto brasileiro da Primeira República: o sindicalismo de ação direta e o sindicalismo reformista.
  4. O sindicalismo de ação direta também era conhecido como sindicalismo revolucionária e tinha na CGT (Confederação Geral do Trabalho) francesa sua principal fonte de inspiração política.

É correto o que se afirma apenas em:

Grupo de escolhas da pergunta



II, III e IV.


I, II, III e IV.


II e III.


III e IV.


I, II e III.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a II e III. Durante a Primeira República, surgiram diversas agremiações operárias em várias capitais e principais centros urbanos do país, e correntes ideológicas como o socialismo, o anarquismo e o comunismo se somaram ao meio operário. Em relação ao campo da prática e das lutas sindicais, duas concepções predominaram no contexto brasileiro da Primeira República: o sindicalismo de ação direta e o sindicalismo reformista. O comunismo do PCB foi criado em 1922, após o período da Primeira República.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais