Buscar

Leia o texto a seguir: “A hegemonia mineiro-paulista, segundo os pesquisadores, era fundamentada em pilares bastante sólidos. Reconhece-se pelo men...

Leia o texto a seguir:

“A hegemonia mineiro-paulista, segundo os pesquisadores, era fundamentada em pilares bastante sólidos. Reconhece-se pelo menos dois deles. O primeiro era o grande potencial econômico, representado pela produção cafeeira de ambos os estados. O segundo era a união interna de suas elites, em torno de partidos monolíticos regionais”.

(VICARDI, Cláudia Maria Ribeiro. O teatro das oligarquias: uma revisão da “política do café com leite”. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2001, p. 38.)

Com base na observação da historiadora, analise as afirmações abaixo:

  1. A chamada “política do café com leite”, expressão consagrada por uma historiografia dita tradicional, foi a base inconteste do jogo político oligárquico e das bases do federalismo na Primeira República.
  2. A aliança entre as elites políticas de Minas Gerais e de São Paulo sustentou, em parte, as disputas de poder no âmbito do Estado nacional, mas não foi uma aliança duradoura e isenta de conflitos.
  3. Em grande medida, a política de acordos que caracterizou a grande política durante a Primeira República deve-se à iniciativa de Campos Sales em se contrapor à instabilidade da “política dos estados”.
  4. O Rio Grande do Sul fugiu à regra, ou seja, com a estabilidade de mais de duas décadas com Borges de Medeiros mantendo-se, direta ou indiretamente, à frente do poder no estado.

É correto o que se afirma apenas em:

Grupo de escolhas da pergunta



I, II, III e IV.


II, III e IV.


I, II e III.


II e III.


III e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II, III e IV. Justificativa: A alternativa I está incorreta, pois a "política do café com leite" não foi a única base do jogo político oligárquico e do federalismo na Primeira República. A alternativa II está correta, pois a aliança entre as elites políticas de Minas Gerais e São Paulo não foi duradoura e isenta de conflitos. A alternativa III está correta, pois a política de acordos que caracterizou a grande política durante a Primeira República deveu-se à iniciativa de Campos Sales em se contrapor à instabilidade da "política dos estados". A alternativa IV está correta, pois o Rio Grande do Sul foi uma exceção à regra da política dos estados, com a estabilidade de mais de duas décadas com Borges de Medeiros mantendo-se, direta ou indiretamente, à frente do poder no estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais