Buscar

Com relação ao sistema nervoso, assinale a alternativa correta. Os chamados atos re�exos são respostas voluntárias do organismo, como por exemplo...

Com relação ao sistema nervoso, assinale a alternativa correta.


Os chamados atos re�exos são respostas voluntárias do organismo, como por exemplo, o comando de erguer a mão para alcançar um objeto.
Os neurônios sensitivos ou aferentes são aqueles que levam a resposta até um órgão efetor, que pode ser representado por um músculo ou uma glândula.
Potencial de ação é uma despolarização rápida e substancial da membrana do neurônio. Ocorre quando a membrana do neurônio é atingida por um estímulo de natureza química, elétrica ou mecânica com um mínimo de intensidade.
As células da glia, da neuróglia ou gliócitos têm a função única de conduzir mensagens nervosas no encéfalo.
O sistema nervoso periférico dos humanos, constituído do encéfalo e medula espinhal, apresenta função de condução de informações entre órgãos receptores de estímulos.

Essa pergunta também está no material:

AVS - 2023 2
3 pág.

Neuroanatomia e Neurofisiologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Potencial de ação é uma despolarização rápida e substancial da membrana do neurônio. Ocorre quando a membrana do neurônio é atingida por um estímulo de natureza química, elétrica ou mecânica com um mínimo de intensidade." Os atos reflexos são respostas involuntárias do organismo, enquanto as respostas voluntárias são controladas pelo sistema nervoso central. Os neurônios sensitivos ou aferentes são aqueles que levam a informação do órgão receptor até o sistema nervoso central, e não até um órgão efetor. As células da glia, da neuróglia ou gliócitos têm a função de sustentar e proteger os neurônios, e não de conduzir mensagens nervosas. O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos que se estendem a partir do encéfalo e da medula espinhal, e não pelo encéfalo e medula espinhal em si.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais