Buscar

Com base na informação apresentada no texto sobre o Direito Internacional Privado, discorra sobre o tratado internacional no Brasil. O tratado int...

Com base na informação apresentada no texto sobre o Direito Internacional Privado, discorra sobre o tratado internacional no Brasil.

O tratado internacional no Brasil depende de promulgação e publicação para a sua vigência.
Para que todos os tratados de Direito Internacional Privado passem a ter força de lei, é indispensável a aprovação do Congresso Nacional.
Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
O mesmo procedimento abrange as emendas e a revisão ou reforma de tratado em vigor no país.
O Brasil pode excluir ou modificar o efeito jurídico de certas disposições mediante uma declaração unilateral, que é a reserva, se o próprio tratado a tolerar.
Reservas, no entanto, só são possíveis em tratados multilaterais ou convenções, podendo ser feitos por ocasião do término das negociações de um tratado, quando o texto já é definitivo e está assinado pelos negociadores ou, ainda, durante o processo de aprovação legislativa.

Essa pergunta também está no material:

Gabarito Noções de Direito (autoatividades)
22 pág.

Noções de Direito para Administração I UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado trata sobre o tratado internacional no Brasil e sua vigência. Para que um tratado internacional tenha força de lei no Brasil, é necessário que seja promulgado e publicado. Além disso, é indispensável a aprovação do Congresso Nacional para que todos os tratados de Direito Internacional Privado passem a ter força de lei. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados pelo Congresso Nacional em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. O mesmo procedimento abrange as emendas e a revisão ou reforma de tratado em vigor no país. O Brasil pode excluir ou modificar o efeito jurídico de certas disposições mediante uma declaração unilateral, que é a reserva, se o próprio tratado a tolerar. No entanto, as reservas só são possíveis em tratados multilaterais ou convenções, podendo ser feitas por ocasião do término das negociações de um tratado, quando o texto já é definitivo e está assinado pelos negociadores ou, ainda, durante o processo de aprovação legislativa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais