Buscar

QUESTÃO 6 As vias de administração, bem como o padrão de distribuição, podem interferir de maneira direta sobre ação de um fármaco, por isso, ao ad...

QUESTÃO 6


As vias de administração, bem como o padrão de distribuição, podem interferir de maneira direta sobre ação de um fármaco, por isso, ao administrar um fármaco, deve-se considerar a SUA extensão de ação e a sua duração. O ideal seria a administração diretamente no local em que deseja a ação, no entanto, existem fatores que dificultam essa aplicação. Por outro lado, a administração de um fármaco a distância implica sua absorção e distribuição no organismo, na qual sua concentração dependerá dos processos metabólicos, do fluxo sanguíneo e da sua capacidade de difusão.

DE LUCIA, R. (org). Farmacologia integrada: uso racional de medicamentos. 5. ed. São Paulo: Clubes de Autores, 2014.


Sobre as vias de administração, avalie as afirmações a seguir.

 

I. A administração via sublingual é uma alternativa para promover efeitos farmacológicos imediatos.

II. Os fármacos administrados via cutânea podem ser utilizados como forma terapêutica de se evitar o efeito de primeira passagem.

III. A via inalatória é a mais conveniente e, geralmente, a mais segura, no entanto, ela tem limitações por ocorrer a absorção sistêmica.

IV. As soluções medicamentosas são administradas em doses maiores quando injetados por via intravenosa para produzirem efeitos sistêmicos. 

 

É correto o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II e III. Justificativa: I. A administração sublingual é uma alternativa para promover efeitos farmacológicos imediatos. Essa afirmação está correta. II. Os fármacos administrados via cutânea podem ser utilizados como forma terapêutica de se evitar o efeito de primeira passagem. Essa afirmação está correta. III. A via inalatória é a mais conveniente e, geralmente, a mais segura, no entanto, ela tem limitações por ocorrer a absorção sistêmica. Essa afirmação está correta. IV. As soluções medicamentosas são administradas em doses maiores quando injetados por via intravenosa para produzirem efeitos sistêmicos. Essa afirmação está incorreta, pois a administração intravenosa não requer doses maiores para produzir efeitos sistêmicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais