Buscar

A adsorção é um processo de separação que pode ser empregado para a remoção de contaminantes em fase líquida, como fenóis e corantes, e em fase gas...

A adsorção é um processo de separação que pode ser empregado para a remoção de contaminantes em fase líquida, como fenóis e corantes, e em fase gasosa, como compostos orgânicos voláteis e odores. Tendo como base os princípios e fundamentos da operação de adsorção, analise as seguintes afirmativas.
I. Os adsorventes, para serem efetivos, precisam de uma elevada área superficial, como o carvão ativado, sílica gel, alumina ativada, zeólitas e resinas poliméricas.
II - A isoterma de Langmuir é um modelo teórico pautado na adsorção em multicamadas de espécies em sítios ativos presentes na superfície do adsorvente.
III - Na quimissorção a força da interação entre moléculas e uma superfície é suficientemente grande para ser considerada uma ligação química (covalente). Portanto, não é incomum que a força da quimissorção se compare com a de uma ligação química verdadeira.
IV - Na adsorção física, ocorre elevada seletividade entre os sítios de adsorção e o adsorbato, sendo as interações laterais adsorbato-adsorbato desprezíveis.
É verdadeiro apenas o que se afirma em:
a) I e II
b) II e III
c) I, II e III
d) III e IV
e) I e III

Os adsorventes, para serem efetivos, precisam de uma elevada área superficial, como o carvão ativado, sílica gel, alumina ativada, zeólitas e resinas poliméricas.
A isoterma de Langmuir é um modelo teórico pautado na adsorção em multicamadas de espécies em sítios ativos presentes na superfície do adsorvente.
Na quimissorção a força da interação entre moléculas e uma superfície é suficientemente grande para ser considerada uma ligação química (covalente). Portanto, não é incomum que a força da quimissorção se compare com a de uma ligação química verdadeira.
Na adsorção física, ocorre elevada seletividade entre os sítios de adsorção e o adsorbato, sendo as interações laterais adsorbato-adsorbato desprezíveis.

Essa pergunta também está no material:

PROVA-SUPERFICIE
2 pág.

Físico-química III USP - São PauloUSP - São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) I e III. A afirmativa I está correta, pois os adsorventes precisam de uma elevada área superficial para serem efetivos. A afirmativa II está incorreta, pois a isoterma de Langmuir é um modelo teórico pautado na adsorção em monocamadas de espécies em sítios ativos presentes na superfície do adsorvente. A afirmativa III está correta, pois na quimissorção a força da interação entre moléculas e uma superfície é suficientemente grande para ser considerada uma ligação química (covalente). A afirmativa IV está incorreta, pois na adsorção física não ocorre elevada seletividade entre os sítios de adsorção e o adsorbato, sendo as interações laterais adsorbato-adsorbato relevantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais