Buscar

Com relação à capacidade coordenativa ritmo corporal e sua relação com a GPT, é correto afirmar: I. A capacidade de produzir movimentos rítmicos é...

Com relação à capacidade coordenativa ritmo corporal e sua relação com a GPT, é correto afirmar:

I. A capacidade de produzir movimentos rítmicos é fundamental para muitas atividades esportivas, mas não é fundamental para a GPT, uma vez que essa ginástica só apresenta elementos ginásticos.
II. Ritmo corporal é a capacidade de articular, com acentuação adequada, o desenvolver de um movimento e de agrupar conjuntos ritmicamente.
III. Ajustar o movimento corporal de forma harmônica a um ritmo predeterminado é, certamente, uma atividade altamente complexa, portanto ressaltamos a importância de iniciar o trabalho rítmico nos primeiros anos de vida da criança, assim como ocorre com as demais capacidades coordenativas.
IV. É sabido que o ritmo corporal só é desenvolvido através da experiência motora. Nesse sentido, as atividades e expressivas desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento motor, e a GPT (baseado nas suas características) é um excelente instrumento para essa finalidade, uma vez que une habilidades motoras próprias das atividades gímnicas a passos coreografados ao ritmo de uma música.
A) Estão corretas somente as afirmativas I, e IV.
B) Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV.
C) Estão corretas somente as afirmativas I e III.
D) Estão corretas somente a afirmativa IV.
E) Estão corretas somente as afirmativas I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

20231218_104554
1 pág.

Ginastica para Todos Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV. Justificativa: - A afirmativa I está incorreta, pois a capacidade de produzir movimentos rítmicos é fundamental para a GPT, uma vez que essa ginástica apresenta elementos ginásticos que exigem ritmo e coordenação. - A afirmativa II está correta, pois o ritmo corporal é a capacidade de articular, com acentuação adequada, o desenvolver de um movimento e de agrupar conjuntos ritmicamente. - A afirmativa III está correta, pois ajustar o movimento corporal de forma harmônica a um ritmo predeterminado é uma atividade complexa e é importante iniciar o trabalho rítmico nos primeiros anos de vida da criança. - A afirmativa IV está correta, pois o ritmo corporal só é desenvolvido através da experiência motora e a GPT é um excelente instrumento para essa finalidade, pois une habilidades motoras próprias das atividades gímnicas a passos coreografados ao ritmo de uma música.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais