Logo Passei Direto
Buscar
Quando 20,9 J foram adicionados na forma de calor a um certo gás ideal (não necessariamente monoatômico), o volume do gás variou de 50 cm3 para 100 cm3 enquanto a pressão permaneceu em 1 atm. a) De quanto variou a energia interna do gás? Se a quantidade de gás presente era 2×10-3 mol, determine b) Cp e c) Cv. (1 atm = 1,013×105 Pa)


User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

a) Para determinar a variação da energia interna do gás, podemos utilizar a equação: ΔU = Q - W Onde ΔU é a variação da energia interna, Q é o calor adicionado e W é o trabalho realizado pelo gás. Como o volume do gás aumentou a pressão constante, o trabalho realizado pelo gás é zero. Portanto, a variação da energia interna é igual ao calor adicionado: ΔU = Q = 20,9 J b) Para determinar o Cp, podemos utilizar a equação: Cp = ΔH / ΔT Onde ΔH é a variação da entalpia e ΔT é a variação da temperatura. Como a pressão é constante, a variação da entalpia é igual ao calor adicionado: ΔH = Q = 20,9 J A variação da temperatura pode ser determinada utilizando a equação dos gases ideais: PV = nRT Onde P é a pressão, V é o volume, n é a quantidade de matéria, R é a constante dos gases ideais e T é a temperatura absoluta. Como a pressão e a quantidade de matéria permaneceram constantes, podemos escrever: V / T = constante Portanto, a variação da temperatura é dada por: ΔT = T2 - T1 = T2 - (PV / nR) Substituindo os valores, temos: ΔT = (100 cm³ / 50 cm³) x (1 atm x 1,013 x 10^5 Pa/atm) / (2 x 10^-3 mol x 8,31 J/mol.K) = 121,5 K Substituindo os valores na equação do Cp, temos: Cp = ΔH / ΔT = 20,9 J / 121,5 K = 0,172 J/K c) Para determinar o Cv, podemos utilizar a relação: Cp - Cv = R Onde R é a constante dos gases ideais. Substituindo os valores, temos: Cv = Cp - R = 0,172 J/K - 8,31 J/mol.K = 0,172 J/K - 12,47 J/K.mol = -12,3 J/K.mol Note que o valor obtido para Cv é negativo, o que indica que o gás não é monoatômico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No digrama p-V da figura 1, o gás realiza 5 J de trabalho quando percorre a isoterma ab e 4 J quando percorre a adiabática bc. Qual é a variação de energia interna do gás entre os pontos a e c?


A figura 2 mostra três isotermas com temperaturas de 400, 500 e 700K. Calcule a variação da energia interna para cada uma das trajetórias. Suponha que um mol de um gás ideal monoatômico realiza estas diferentes trajetórias.


A variação da energia interna de um gás ideal monoatômico é ∆???????????????????????????????? = 3/2????????�???????????????? − ????????????????�. a) ∆Eint depende do processo ou caminho seguido do estado inicial até o estado final? explique. b) É possível escrever ∆Eint em função de CV? Se sim qual seria a relação? c) É possível escrever ∆Eint em função de Cp? Se sim qual seria a relação?


Para que haja um aumento de temperatura ∆T1 , uma certa quantidade de um gás ideal monoatômico requer 30 J (de calor) quando o gás é aquecido a volume constante e 50 J (de calor) quando o gás é aquecido à pressão constante. Qual é o trabalho realizado pelo gás na segunda situação?


A capacidade térmica à pressão constante de uma amostra de um gás ideal monoatômico supera a capacidade térmica a volume constante em 29,1 J/K. Quantos mols do gás estão presentes?


A temperatura de 3 mols de um gás ideal monoatômico é aumentada em 40°C sem mudar a pressão do gás. a) Qual é a energia transferida para o gás na forma de calor? b) Qual é a variação da energia interna do gás? c) Qual é o trabalho realizado pelo gás?


A temperatura de 2 mols de um gás ideal monoatômico é aumentada de 20 K a pressão constante. Determine a) a quantidade de calor transferida para o gás, c) a variação da energia interna do gás e a) o trabalho realizado pelo gás.


Um mol de um gás ideal monoatômico vai de a a c ao longo da trajetória diagonal como mostrado na figura 7. A escala do eixo vertical é definida por pab = 5kPa e pc = 1 kPa; a escala do eixo horizontal é definida por Vbc = 4m3 e Va = 1 m3. Durante a transição a) qual é a variação da energia interna do gás e b) qual é a energia adicionada ao gás na forma de calor? c) Que calor é necessário para que o gás vá de a a c ao longo da trajetória abc?


Mais conteúdos dessa disciplina