Buscar

Leia o texto a seguir:   As regras podem ser dissociadas dos princípios quanto ao modo como contribuem para a decisão. Os princípios constituem em ...

Leia o texto a seguir:

 

As regras podem ser dissociadas dos princípios quanto ao modo como contribuem para a decisão. Os princípios constituem em normas primariamente complementares e preliminarmente parciais, na medida em que, sobre abrangerem apenas parte dos aspectos relevantes para uma tomada de decisão, não têm a pretensão de gerar uma solução específica, mas de contribuir, ao lado de outras razões, para a tomada de decisão. Já as regras consistem em normas preliminarmente decisivas e abarcantes, na medida em que, a despeito da pretensão de abranger todos os aspectos relevantes para a tomada de decisão, têm a aspiração de gerar uma solução específica para o conflito entre razões.

Fonte: ÁVILA, H. Teoria dos Princípios – da definição à aplicação dos princípios jurídicos. São Paulo: Malheiros Editora, 2010. p. 184

Considerando os princípios constitucionais e elementares do Direito Penal, avalie as afirmações a seguir:

I. O princípio da reserva legal determina que nullum crimen, nulla poena sine lege, ou seja, só existirá delito se a conduta estiver tipificada em lei.

II. A individualização da pena consiste em privação da liberdade, multa, imposição de trabalho, isolamento e prestação social facultativa.

III. Em ocorrendo o óbito do condenado, o restante da pena será imposto aos seus familiares, porém, com medidas mais brandas.

IV. Entende-se por não culpabilidade o princípio da presunção de inocência, isentando o indivíduo de culpa até o trânsito em julgado da sentença.

É correto o que se afirma em:

 

Grupo de escolhas da pergunta I e IV, apenas.

III e IV, apenas

II e IV, apenas

I e II, apenas.

II e III, apenas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é "I e IV, apenas". O princípio da reserva legal determina que só existirá delito se a conduta estiver tipificada em lei, e o princípio da não culpabilidade é o princípio da presunção de inocência, isentando o indivíduo de culpa até o trânsito em julgado da sentença. As afirmações II e III estão incorretas, pois a individualização da pena não se resume apenas a privação da liberdade, multa, imposição de trabalho, isolamento e prestação social facultativa, e não há previsão legal para impor a pena aos familiares do condenado em caso de óbito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image