Buscar

Qual é o resultado esperado para a ação proposta e por quê? Os termos de uma convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho integram o contrato ...

Qual é o resultado esperado para a ação proposta e por quê? Os termos de uma convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho integram o contrato individual de trabalho? Justifique.
Resultado esperado para a ação proposta
Integração dos termos de uma convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho ao contrato individual de trabalho
A - A referida ação será julgada improcedente, pois foi mudado o entendimento anterior da norma e entendimento do TST por meio da súmula 277 e os efeitos se encontram suspensos, conforme exposto no Art 614 § 3º da Clt.
B - Sim integram inicialmente, desde que o convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho não ultrapasse os dois anos, pois o ADPF 323 veio para consagrar o principio da não ultratividade das normas coletiva, amparado também no Art 614 § 3º da Clt.

Essa pergunta também está no material:

N2 Direitos sociais coletivos
1 pág.

Direito Civil I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O resultado esperado para a ação proposta é a alternativa B: "Sim integram inicialmente, desde que o convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho não ultrapasse os dois anos, pois o ADPF 323 veio para consagrar o principio da não ultratividade das normas coletiva, amparado também no Art 614 § 3º da Clt." Isso ocorre porque a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 7º, inciso XXVI, reconhece a validade das convenções e acordos coletivos de trabalho. Além disso, a CLT, em seu artigo 611-A, estabelece que as convenções e acordos coletivos de trabalho têm força de lei. Dessa forma, os termos de uma convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho integram o contrato individual de trabalho, desde que não ultrapassem o prazo de dois anos, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) na ADPF 323.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais