Buscar

A formação das cidades não é fruto do mundo contemporâneo. Já no Mundo Antigo Oriental encontra-se menções a algumas cidades, como é o caso de Erid...

A formação das cidades não é fruto do mundo contemporâneo. Já no Mundo Antigo Oriental encontra-se menções a algumas cidades, como é o caso de Eridu e Ur, na região do Oriente Médio. Contudo, a partir do capitalismo, as cidades que já existiam foram se ressignificando, absolvendo espaços de lugarejos. Até mesmo novas e maiores cidades foram surgindo. Em relação a influência do capitalismo nas cidades do mundo contemporâneo europeu, marque a alternativa correta. 




As cidades de Liverpool e Londres foram as que tiveram o menor índice de crescimento a partir do capitalismo. Outras cidades, como Paris e Berlim obtiveram um índice de crescimento maior em relação às cidades inglesas.




Apesar da Inglaterra ser considerada o berço da Primeira Revolução Industrial e comportar as primeiras fábricas têxteis no mundo, ainda no século XIX os ingleses foram ultrapassados por sua ex-colônia, os Estados Unidos, que antes mesmo das duas grandes guerras já se tornavam a grande potência imperialista que é até os dias atuais. 




Por conta da ascensão da classe burguesa e por conta das leis de cercamentos que estava em vigor desde o mundo medieval, a Inglaterra passou a alimentar as cidades com uma grande quantidade populacional, advindo principalmente do campo. Após isso, o surgimento das fábricas serviu para alocar boa parte dessas pessoas, que outrora não tinham o que fazer nas cidades. Com isso, cidades como Liverpool, Manchester e Londres se tornaram importantes centros industriais já no início do século XIX.




As leis de cercamento interferiram de maneira significativa na chegada de pessoas aos centros urbanos da Inglaterra. Lá, essas pessoas procuravam empregos e todas conquistavam. Tal fato fez com que cidades como Birmingham e Manchester se tornassem cidades com alta densidade populacional, abrigando fábricas e trabalhadores, pois todos aqueles que se dirigiam até essas cidades, conseguiam seus empregos.




As cidades inglesas não possuíam uma burguesia forte. Isso se deve ao fato de que a experiência de revolução burguesa na Inglaterra foi mal sucedida. Isso fez com que o processo industrial nas cidades inglesas demorasse mais do que no restante da Europa.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Por conta da ascensão da classe burguesa e das leis de cercamentos que estavam em vigor desde o mundo medieval, a Inglaterra passou a alimentar as cidades com uma grande quantidade populacional, advinda principalmente do campo. Após isso, o surgimento das fábricas serviu para alocar boa parte dessas pessoas, que outrora não tinham o que fazer nas cidades. Com isso, cidades como Liverpool, Manchester e Londres se tornaram importantes centros industriais já no início do século XIX."

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais