Buscar

A estrutura de custos médios e marginais de produção é outro dos pontos distintivos do enfoque kaleckiano. Em contraste com a teoria clássica marsh...

A estrutura de custos médios e marginais de produção é outro dos pontos distintivos do enfoque kaleckiano. Em contraste com a teoria clássica marshalliana, Kalecki supõe que, até que as empresas alcancem o nível de produção correspondente ao pleno uso da capacidade produtiva, os custos médios totais são decrescentes, enquanto os custos médios e marginais são constantes.

 


 

Conforme a perspectiva analítica de Michal Kalecki (1899 – 1970), apresentaram-se novos fatores capazes de explicar as questões do desenvolvimento econômico das nações ocidentais, em um processo de reinterpretação das teorias correntes em seu tempo.

 

A partir do conteúdo proposto pelo autor mencionado, e a partir da leitura do texto-base, analise as questões que se seguem e assinale a correta:


Escolha uma opção:

a.

Em Kalecki, o fator ‘preço dos bens de primeira necessidade’ é um entrave ao crescimento das nações subdesenvolvidas, haja visto que as restrições de oferta e as pressões inflacionárias dificultam intensamente as decisões de investimento nestes países.

b.

Medidas como a reforma agrária, segundo Kalecki, são prejudiciais ao tecido produtivo nacional, uma vez que geram incerteza de investidores a respeito da sustentação política da nação, processo este que leva à fuga de capitais.

c.

Uma das soluções para o crescimento econômico e desenvolvimento de nações pobres, segundo Kalecki, é o estímulo ao investimento privado, uma vez que o setor privado é o único capaz de mobilizar recursos na magnitude necessária para os projetos de construção da estrutura produtiva.

d.

A fim de promover o desenvolvimento econômico, Kalecki defende um ‘balanceamento’ entre o crescimento dos diferentes ‘departamentos’ econômicos a partir de investimentos públicos, sob coordenação do setor privado.

e.

Um entrave ao desenvolvimento de nações pobres, segundo o modelo de Kalecki, é a possibilidade de aumento excessivo da concentração de capital para o Departamento I, o setor de produção de bens de capital, haja visto que esta concentração geraria capacidade ociosa e interromperia o crescimento econômico.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "A fim de promover o desenvolvimento econômico, Kalecki defende um ‘balanceamento’ entre o crescimento dos diferentes ‘departamentos’ econômicos a partir de investimentos públicos, sob coordenação do setor privado."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais