Buscar

Pergunta 10 1 Ponto Metodologias ativas são estratégias didáticas de ensino-aprendizagem cujo foco é a participação dos estudantes no processo de ...

Pergunta 10

1

Ponto

Metodologias ativas são estratégias didáticas de ensino-aprendizagem cujo foco é a participação dos estudantes no processo de construção de sua aprendizagem. Em pleno mundo conectado e digital, as ferramentas digitais podem potencializar o uso das metodologias ativas em sala de aula.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: Bacich, José Moran (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

A partir do exposto e dos estudos sobre metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, assinale a alternativa incorreta: 

  1. Os processos de aprendizagens são amplos, contínuos, híbridos, múltiplos.
  2. São estratégias de ensino adotadas pelos docentes que visam ao protagonismo dos alunos.
  3. O processo de ensino-aprendizagem com as metodologias ativas transforma a sala de aula em espaço de problematização, trabalho com projetos, trabalho com jogos, trabalho com pesquisa, sala de aula invertida, dentre outras estratégias didático-pedagógicas. 
  4. O processo de ensino na perspectiva das metodologias ativas utiliza-se apenas das ferramentas digitais.
  5. A aprendizagem pode tornar-se ativa quando se utilizam no ensino processos de pesquisa, de questionamento, de problematização de aspectos diários da vida dos estudantes. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra D: "O processo de ensino na perspectiva das metodologias ativas utiliza-se apenas das ferramentas digitais." Isso não é verdade, pois as metodologias ativas podem ser utilizadas com ou sem o uso de ferramentas digitais. As metodologias ativas são estratégias didáticas que buscam a participação ativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento, e podem ser aplicadas de diversas formas, como trabalho em grupo, projetos, jogos, debates, entre outras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais