Buscar

Em um aplicativo de jogos de caça palavras com certos números de letras, quando necessário, o jogador pode embaralhar as letras que aparecem na tel...

Em um aplicativo de jogos de caça palavras com certos números de letras, quando necessário, o jogador pode embaralhar as letras que aparecem na tela. Em uma jogada, estão aparecendo as letras DIBAAELEIA. De quantas maneiras o aplicativo pode mebaralhar as letras destacadas acima?

Na permutação com repetição, diferentemente da permutação simples, os elementos são repetidos.
Para calcular este tipo de permutação é necessário aplicar uma fórmula diferente da fórmula aplicada na permutação simples.
A fórmula para o cálculo é n! / (n1! . n2! . n3! . … . nk!), onde n é o total de elementos do evento; e n1! . n2! . n3! . … . nk! são elementos repetidos no evento.
151200.
302400.
604800.

Essa pergunta também está no material:

Questão
1 pág.

Introdução à Lógica Computacional Pítagoras AmpliPítagoras Ampli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular quantas maneiras o aplicativo pode embaralhar as letras destacadas, precisamos aplicar a fórmula de permutação com repetição, que é n! / (n1! . n2! . n3! . … . nk!), onde n é o total de elementos do evento e n1! . n2! . n3! . … . nk! são elementos repetidos no evento. No caso, temos 10 letras, sendo que a letra "A" aparece 2 vezes, a letra "E" aparece 2 vezes e a letra "I" aparece 2 vezes. Então, temos: n = 10 n1! = 2! (para a letra "A") n2! = 2! (para a letra "E") n3! = 2! (para a letra "I") Aplicando a fórmula, temos: n! / (n1! . n2! . n3!) = 10! / (2! . 2! . 2!) = 3.628.800 / 8 = 453.600 Portanto, o aplicativo pode embaralhar as letras destacadas de 453.600 maneiras diferentes. A alternativa correta é a letra C).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais