Buscar

a) Um paciente chega no pronto socorro intoxicado por cianeto. Quais as primeiras abordagens que devem ser adotadas? Qual o antídoto que deve ser a...

a) Um paciente chega no pronto socorro intoxicado por cianeto. Quais as primeiras abordagens que devem ser adotadas? Qual o antídoto que deve ser administrado e descreva brevemente o seu mecanismo.
b) Se fosse uma intoxicação por nitrito ou anilina seria possível utilizar o mesmo antídoto?
c) Qual o antídoto de primeira escolha? Cite como funciona.
d) Qual a problemática da administração de Nitroprussirato (Nipride) em um paciente com problemas renais?

Garantir ventilação, oxigenação, circulação, temperatura e pH para estabilizar a vida do paciente. Administrar carvão ativado, realizar diálise e descontaminação gástrica.
Nitrito de amila. O nitrito de amila vai se associar com a hemoglobina e formar metamoglobina, na qual vai se associar com o cianeto e formará o cianometemoblina. Essa molécula é mais facilmente eliminada via urina.
Não, pois o nitrito de amila elevaria as quantidades de metemoblobina. O indicado seria a utilização de azul de metileno associado com oxigenioterapia.
Hidroxicabalamina. Combina-se com o cianeto para formar cianocabalamina.
O nitroprussirato tem como um dos metabólitos o cianeto, no qual é eliminado pelos rins. Se o paciente apresentar problemas reais, resultará em acumulação de cianeto no organismo e, consequentemente, será observado toxicidade.

Essa pergunta também está no material:

Questões Treinos para Prova 2
3 pág.

Toxicologia Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As primeiras abordagens que devem ser adotadas em um paciente intoxicado por cianeto são garantir ventilação, oxigenação, circulação, temperatura e pH para estabilizar a vida do paciente. Além disso, deve-se administrar carvão ativado, realizar diálise e descontaminação gástrica. O antídoto de primeira escolha é a hidroxicobalamina, que se combina com o cianeto para formar cianocobalamina. O nitrito de amila pode ser utilizado como antídoto, pois se associa com a hemoglobina e forma metemoglobina, que se associa com o cianeto e forma cianometemoglobina, que é mais facilmente eliminada via urina. No entanto, se fosse uma intoxicação por nitrito ou anilina, não seria possível utilizar o mesmo antídoto, pois o nitrito de amila elevaria as quantidades de metemoglobina. O indicado seria a utilização de azul de metileno associado com oxigenioterapia. A problemática da administração de Nitroprussirato (Nipride) em um paciente com problemas renais é que o nitroprussirato tem como um dos metabólitos o cianeto, que é eliminado pelos rins. Se o paciente apresentar problemas renais, resultará em acumulação de cianeto no organismo e, consequentemente, será observada toxicidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais