Buscar

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas alternativas abaixo: De acordo com Ide (2002) o termo “dificuldades de aprendizagem” começou a ser usado ma...

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas alternativas abaixo:

De acordo com Ide (2002) o termo “dificuldades de aprendizagem” começou a ser usado mais frequentemente no século passado, década de 60, para descrever uma série de incapacidades relacionadas com o insucesso escolar, as quais não tinham uma causa definida. A mesma autora ainda ressalta que o aparecimento deste termo surgiu para justificar aos educadores e pais a convicção de que algumas crianças possuíam problemas em relação à aprendizagem e tais problemas não poderiam ser enquadrados nas classificações já existentes. Porém, não havia consenso quanto à sua conceituação, etiologia, prevalência e aos tipos de intervenção apropriados.
No Brasil, foi Lefèvre (1975) que introduziu o termo distúrbio de aprendizagem como sendo: “Síndrome que se refere à criança de inteligência média ou inferior à média, com problemas de aprendizagem e/ou certos distúrbios do comportamento de grau leve a severo, associados a discretos desvios de funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC), que podem ser caracterizados por várias combinações de déficit na percepção, conceituação, linguagem, memória, atenção e na função motora”.
Os estudos de Johnson, Myklebust (1967), Rebello (1993), Fonseca (1995), Ciasca e Rossini (2000) e Guerra (2002), relatam que o distúrbio de aprendizagem não deve ser utilizado como sinônimo de dificuldade de aprendizagem, sendo o distúrbio um termo mais global com causas envolvendo questões como: conteúdo pedagógico, ao professor, aos métodos de ensino, ao ambiente físico e social da escola. Já a Dificuldade está relacionado a um grupo de distúrbios que são mais específicas e pontuais, caracterizada pela presença de uma disfunção neurológica.
Ciasca e Rossini (2000) defendem que a dificuldade de aprendizagem é um déficit específico da atividade acadêmica, enquanto o distúrbio de aprendizagem é uma disfunção intrínseca da criança relacionada aos fatores neurológicos.
VVFV.
VVFF.
FVVF.
FFVV.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Psicopedagogia Aspectos Neurologico
5 pág.

Psicopedagogia e Educação FACEMINASFACEMINAS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: FVVF.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais