Buscar

Avaliação psicopedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
Refletindo sobre o termo “inclusão”, indica-se que este é amplamente utilizado em referência a diferentes questões sociais. Em relação à questão da deficiência e sua correlação com o termo “diversidade” e “inclusão”, observa-se que estes termos fazem parte da longa trajetória de movimentos mundiais pela luta em favor de melhores condições, aceitação e integração social, educacional das pessoas com deficiência. Considerando-se este contexto, Sebastião, 45 anos, surdo-mudo ingressa em uma sala de EJA, e a professora está trabalhando questões de interpretação textual, logo, para incluir Sebastião, qual é o melhor tipo de texto para se trabalhar o conhecimento do aluno surdo e, assim, promover uma discussão saudável em sala de aula?
Um texto de cunho social. 
Resposta correta!
Questão 2
O professor de sala de aula deve ser conhecedor do tipo de transtorno ou de deficiência que acomete algum de seus alunos, para que possa trabalhar adequadamente a situação. Acompanhe este relato: Marly está no 4º ano. Testes indicam que sua inteligência está entre a média e acima dela. No entanto, suas notas de Leitura, Estudos Sociais, Soletração e Ciências são muito baixas. Por outro lado, suas notas de Matemática são bastante altas e sua habilidade de escrita é adequada. Testes de rendimento indicam que sua leitura está no nível de alunos do 1º ano. Quando ela lê em voz alta, fica evidente que tem problemas em associar as letras. O mais provável é que Marly tenha:
Dislexia. 
Resposta correta!
Questão 3
A inclusão é uma prática educacional "com mecanismos próprios de construção para um caminho que não está pronto, mas que se faz ao caminhar." Nesta caminhada se torna necessário o envolvimento de gestores, educadores, pais e comunidade, comprometidos com o novo processo de educar, para que a inclusão atinja seus objetivos. Nesta perspectiva, assinale a afirmativa CORRETA.
Na inclusão escolar o objetivo é: acolhimento, inclusão, permanência e aprendizagem satisfatória de todos os alunos. 
Resposta correta!
Questão 4
Cada vez mais, crianças com deficiência intelectual, principalmente com grau de deficiência leve, estão frequentando classes comuns. Os objetivos principais da inclusão de alunos com este tipo de deficiência é ensinar habilidades básicas de leitura e aritmética, bem como explorar e desenvolver as muitas de suas possibilidades afetivas e profissionais. A seguir estão relacionadas algumas estratégias, das quais somente uma pode ser considerada apropriada para interagir com crianças que tenham deficiência intelectual. Assinale-a:
As crianças com Síndrome de Down são sensíveis, e muitas delas adoram música. Uma boa estratégia é oportunizar o desenvolvimento de talentos. 
Resposta correta!
Questão 5
Favorece o desenvolvimento da atenção e concentração, associação de formatos e tamanhos, desenvolvimento de movimentos amplos e finos, coordenação visuomotora e noções de equilíbrio. O texto acima se refere a qual brinquedo?
Blocos de construção. 
Resposta correta!

Outros materiais