Buscar

O Brasil registrou em 2021 o pior índice em dez anos de escolas públicas com projetos para combater racismo: apenas 50,1% tinham em sua grade curri...

O Brasil registrou em 2021 o pior índice em dez anos de escolas públicas com projetos para combater racismo: apenas 50,1% tinham em sua grade curricular iniciativas para discutir o tema, segundo levantamento da entidade Todos Pela Educação [...] Para Washington Góes, técnico de programas e projetos do Cenpec, ONG que luta pela qualidade do ensino brasileiro, os números acima refletem o desmonte de políticas públicas, especialmente na área de educação nos últimos anos. Em sua opinião, um dos caminhos para reverter esse quadro é garantir a aplicação das leis que obrigam as escolas a ensinarem em sala de aula história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.

A partir das informações apresentadas, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. É preciso que haja a garantia da efetiva aplicação da lei que garante o ensino em sala de aula de história e cultura afro-brasileira e indígena.

PORQUE

II. O desmonte de políticas públicas, sobretudo na área de educação, e as ausências do debate sobre a temática afro-brasileira e indígena colocou o Brasil em 2021 no pior índice dos últimos dez anos de escolas públicas com projetos para combater o racismo.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: "As assertivas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I". Isso porque a assertiva I afirma que é preciso garantir a aplicação da lei que obriga as escolas a ensinarem história e cultura afro-brasileira e indígena, o que é verdadeiro e está de acordo com a opinião do técnico de programas e projetos do Cenpec, Washington Góes. Já a assertiva II afirma que o desmonte de políticas públicas, especialmente na área de educação, e a ausência de debate sobre a temática afro-brasileira e indígena colocou o Brasil em 2021 no pior índice dos últimos dez anos de escolas públicas com projetos para combater o racismo, o que também é verdadeiro e está de acordo com o levantamento da entidade Todos Pela Educação. Além disso, a assertiva II justifica corretamente a assertiva I, já que a aplicação efetiva da lei é uma forma de combater o racismo nas escolas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais