Buscar

Analise as afirmativas a seguir referentes ao dimensionamento de pessoal na enfermagem e escolha a alternativa correta: I. O dimensionamento de pe...

Analise as afirmativas a seguir referentes ao dimensionamento de pessoal na enfermagem e escolha a alternativa correta:

I. O dimensionamento de pessoal, quando realizado inadequadamente, pode lesar a clientela dos serviços de saúde no seu direito de assistência à saúde livre. Comprometer legalmente a instituição pelas falhas ocorridas na assistência, no entanto, os profissionais não podem legalmente ser responsabilizados por danos causados aos pacientes.
II. Os recursos humanos são considerados os mais complexos da organização. A equipe de enfermagem representa, em média, 60% do quantitativo de pessoal de uma instituição de saúde.
III. Ao gestor de enfermagem cabe planejar, alocar, distribuir e controlar os profissionais de enfermagem, buscando a qualidade da assistência prestada. Na enfermagem, tanto os aspectos quantitativos como os qualitativos dos recursos humanos requerem a mesma atenção.
IV. Se o dimensionamento ocorrer em número inferior ao necessário, ocasiona a sobrecarga de trabalho, fadiga, esgotamento físico, estresse e baixa produtividade. Se em número superior, provoca ociosidade, má distribuição, conflitos pessoais e conflitos no grupo.
a. I, III e IV.
b. I, II e IV.
c. I e III.
d. II, III e IV.
e. I e II.

Essa pergunta também está no material:

Gerenciamento de Pessoas e Serviços na Área da Saúdenota9 04 01 2024
9 pág.

Gerenciamento Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) I, II e IV". Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois o dimensionamento inadequado pode prejudicar a assistência à saúde e a instituição pode ser responsabilizada legalmente, mas não os profissionais de enfermagem. - A afirmativa II está correta, pois a equipe de enfermagem representa em média 60% do quantitativo de pessoal de uma instituição de saúde. - A afirmativa III está incorreta, pois o gestor de enfermagem não apenas planeja, aloca, distribui e controla os profissionais de enfermagem, mas também é responsável por avaliar e capacitar a equipe. - A afirmativa IV está correta, pois o dimensionamento inadequado pode causar sobrecarga de trabalho, fadiga, estresse e baixa produtividade se for inferior ao necessário, ou ociosidade, má distribuição e conflitos se for superior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais