Buscar

Frente a um quadro de amenorréia, a investigação deve ser detalhada e organizada, tendo sempre como referência o eixo Hipotálamo-Hipófise-Gônada pa...

Frente a um quadro de amenorréia, a investigação deve ser detalhada e organizada, tendo sempre como referência o eixo Hipotálamo-Hipófise-Gônada para direcionar as hipóteses diagnósticas. Assinale a alternativa correta:


A) Não é necessário afastar gravidez na consulta de amenorreia primária pois a paciente ainda não menstrua e não há riscos de ovulação.
B) Um exemplo de amenorréia secundária, em que há hipogonadismo hipogonadotrófico, isto é, baixos níveis de gonadotrofinas, é a falência ovariana prematura.
C) Na síndrome de Turner os caracteres sexuais secundários estão presentes porém a paciente não menstrua em razão do seu cariótipo XY e de apresentar testículos intrapélvicos. (X0)
D) O uso de medicamentos como alguns antidepressivos, pode interferir na ação inibitória da dopamina e induzir ao desenvolvimento da hiperprolactinemia.
E) As amenorréias de origem hipotalâmica são raras e somente detectadas através da realização de cariótipo.

Essa pergunta também está no material:

Ginecologia prova
34 pág.

Ginecologia Centro Universitário de BrusqueCentro Universitário de Brusque

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) O uso de medicamentos como alguns antidepressivos, pode interferir na ação inibitória da dopamina e induzir ao desenvolvimento da hiperprolactinemia. A amenorreia é a ausência de menstruação e pode ser classificada como primária ou secundária. Na amenorreia primária, a paciente nunca menstruou, enquanto na secundária, a paciente já menstruou anteriormente e apresenta ausência de menstruação por pelo menos três ciclos menstruais consecutivos. A investigação da amenorreia deve ser detalhada e organizada, tendo sempre como referência o eixo Hipotálamo-Hipófise-Gônada para direcionar as hipóteses diagnósticas. É importante afastar a possibilidade de gravidez em qualquer caso de amenorreia, mesmo na primária. A falência ovariana prematura é um exemplo de amenorreia secundária, em que há hipogonadismo hipogonadotrófico, isto é, baixos níveis de gonadotrofinas. Na síndrome de Turner, a paciente apresenta cariótipo XO e não XY, como mencionado na alternativa C. O uso de medicamentos como alguns antidepressivos pode interferir na ação inibitória da dopamina e induzir ao desenvolvimento da hiperprolactinemia, que é uma causa comum de amenorreia. As amenorreias de origem hipotalâmica são mais comuns do que as de origem hipofisária e gonadal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais