Buscar

Acerca das causas excludentes de antijuricidade, estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de ...

Acerca das causas excludentes de antijuricidade, estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito, conforme dispositivo legal, assinale a alternativa que contemple a afirmativa CORRETA prevista no CPM:

O estrito cumprimento do dever legal é causa de exclusão de antijuridicidade, prevista no Código Penal Militar de 1969, que o conceitua, assim como é conceituado no Código Penal Comum.
No direito militar pátrio, em matéria de legítima defesa, em que pese ser permitida a repulsa à “agressão, atual ou iminente, a direito próprio ou de outrem”, será sempre considerado elemento constitutivo do crime a qualidade de superior ou a de inferior, a de oficial de dia, de serviço ou de quarto, ou a de sentinela, vigia ou plantão, quando a ação é praticada em repulsa à agressão.
A diferença entre o estado de necessidade como excludente de culpabilidade e o estado de necessidade como excludente de antijuricidade, quanto aos requisitos que os constituem, é que no primeiro o agente não era legalmente obrigado a arrostar o perigo e no segundo, não lhe era razoavelmente exigível conduta diversa.
No Código Penal Militar não há igualmente crime quando o comandante de navio, em caso de perigo iminente, o abandona, para salvar-se, com a tripulação e os passageiros.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas a afirmativa II está correta. A afirmativa I está incorreta, pois o estrito cumprimento do dever legal é causa de exclusão de ilicitude, e não de antijuridicidade, conforme previsto no artigo 42 do Código Penal Militar. A afirmativa III está incorreta, pois a qualidade de superior ou inferior não é elemento constitutivo do crime de legítima defesa, mas sim uma circunstância que pode agravar ou atenuar a pena, conforme previsto no artigo 25 do Código Penal Militar. A afirmativa IV está incorreta, pois o Código Penal Militar prevê a possibilidade de punição para o comandante de navio que o abandona em caso de perigo iminente, conforme previsto no artigo 224 do Código Penal Militar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais