Buscar

Ainda sobre o tumor de Warthin, o que são oncócitos? como estas células se organizam nesta lesão? Cite outras neoplasias que podem apresentar célul...

Ainda sobre o tumor de Warthin, o que são oncócitos? como estas células se organizam nesta lesão? Cite outras neoplasias que podem apresentar células oncocíticas.

Oncócitos são células epiteliais eosinofílicas e granulares (causada pelo acúmulo de mitocôndrias), que apresentam morfologia colunar ou cuboidal; o núcleos são geralmente redondos com cromatina frouxa ou pequenos e hipercromáticos.
No tumor de Warthin, o epitélio de natureza oncocítica, forma colunas uniformes de células que circundam espaços císticos. Essas células apresentam citoplasma eosinofílico abundante e levemente granular e são arranjadas em dupla camada. A camada interna luminal consiste em células colunares altas com núcleo central, levemente hipercorado e alinhado em paliçada. Abaixo desta camada interna está presente uma segunda camada de células cuboidais ou poligonais com núcleo mais vesicular. O epitélio delimitante exibe múltiplas projeções papilares que se projetam para dentro dos espaços císticos. Áreas focais de metaplasia escamosa ou de prosoplasia das células mucosas também podem ser observadas. Esse epitélio é sustentado por um estroma linfoide que, frequentemente, exibe formação de centros germinativos.
Exemplos de outras neoplasias que podem apresentar células oncocíticas são o oncocitoma, que é uma neoplasia rara que é composta por lençóis de grandes células poliédricas (oncócitos), com abundante citoplasma eosinofílico granular, e a oncocitose, que é a transformação das células ductais e acinares em oncócitos. O termo oncocitose se refere tanto à proliferação quanto ao acúmulo de oncócitos dentro das glândulas salivares. Essas células são encontradas em tumores nos rins, glândulas salivares, tireoide e outros tecidos e órgãos (paratireóide, glândula lacrimal, adeno hipófise e pâncreas).

Essa pergunta também está no material:

3 AP DE PATOLOGIA (1)
4 pág.

Patologia Oral e Maxilofacial Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Oncócitos são células epiteliais que apresentam um citoplasma eosinofílico granular, causado pelo acúmulo de mitocôndrias. No tumor de Warthin, essas células se organizam em colunas uniformes que circundam espaços císticos, formando uma dupla camada. A camada interna luminal é composta por células colunares altas com núcleo central, enquanto a camada externa é formada por células cuboidais ou poligonais com núcleo mais vesicular. O epitélio delimitante exibe múltiplas projeções papilares que se projetam para dentro dos espaços císticos. O tumor de Warthin é uma neoplasia benigna das glândulas salivares. Além do tumor de Warthin, outras neoplasias que podem apresentar células oncocíticas são o oncocitoma, que é uma neoplasia rara composta por lençóis de grandes células poliédricas (oncócitos), com citoplasma eosinofílico granular abundante, e a oncocitose, que é a transformação das células ductais e acinares em oncócitos. Essas células são encontradas em tumores nos rins, glândulas salivares, tireoide e outros tecidos e órgãos (paratireóide, glândula lacrimal, adeno hipófise e pâncreas).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais