Buscar

Os pronomes exercem a função de retomada anafórica, ou seja, retomam algo que já foi dito antes, geralmente um substantivo, evitando repetições. No...

Os pronomes exercem a função de retomada anafórica, ou seja, retomam algo que já foi dito antes, geralmente um substantivo, evitando repetições. No entanto, eles também podem funcionar como determinantes. Dessa forma, leia a poesia de Ricardo Pires Fernandes a seguir, observando os pronomes nela presentes: GRAMÁTICA DO AMOR Conjuga-me num beijo interjeita-me nos teus braços Adjetiva o meu desejo Personifica os nossos laços. Imperativa o teu sentimento Metaforiza-o com a natureza Exclama-o num momento Eterno com certeza. Acentua-o com um sorriso Transcreve-o num poema Compõe-no em num feitiço Descobrirás que amor é o tema. Coordena agora tudo, Para sempre vais lembrar Que o poeta não fica mudo e com esta gramática se vai expressar. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O pronome demonstrativo “esta”, presente no último verso do poema, refere-se à gramática normativa da Língua Portuguesa. ( ) O pronome oblíquo “o” retoma diversas vezes no poema o substantivo “sentimento”. ( ) Os pronomes possessivos presentes no poema têm a função de substituir substantivos já mencionados anteriormente. ( ) O pronome demonstrativo “esta” refere-se ao próprio texto, ou seja, à “Gramática do amor” e não à gramática normativa da língua portuguesa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Os pronomes exercem a função de retomada anafórica.
Os pronomes podem funcionar como determinantes.
A poesia de Ricardo Pires Fernandes apresenta pronomes.
O pronome demonstrativo “esta”, presente no último verso do poema, refere-se à gramática normativa da Língua Portuguesa.
O pronome oblíquo “o” retoma diversas vezes no poema o substantivo “sentimento”.
Os pronomes possessivos presentes no poema têm a função de substituir substantivos já mencionados anteriormente.
O pronome demonstrativo “esta” refere-se ao próprio texto, ou seja, à “Gramática do amor” e não à gramática normativa da língua portuguesa.
A V - F - F - F.
B F - V - F - F.
C F - V - V - V.
D F - F - V - F.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual Língua Portuguesa
9 pág.

Prova de Lingua Portuguesa Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: F - V - V - V. Justificativa: - A primeira sentença é verdadeira e está de acordo com o que foi apresentado na introdução da questão. - A segunda sentença é verdadeira, pois o pronome "o" retoma o substantivo "sentimento" em diversas ocasiões no poema. - A terceira sentença é verdadeira, pois a poesia de Ricardo Pires Fernandes apresenta diversos pronomes. - A quarta sentença é falsa, pois o pronome demonstrativo "esta" se refere à "Gramática do amor" e não à gramática normativa da língua portuguesa. - A quinta sentença é verdadeira, pois o pronome "o" retoma o substantivo "sentimento" em diversas ocasiões no poema. - A sexta sentença é verdadeira, pois os pronomes possessivos presentes no poema têm a função de substituir substantivos já mencionados anteriormente. - A sétima sentença é verdadeira, pois o pronome demonstrativo "esta" se refere à "Gramática do amor" e não à gramática normativa da língua portuguesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais